Conhecido por abordar temas relevantes para a sociedade em suas campanhas, o Burger King aproveita o Dia da Mentira para convidar os consumidores a trocarem fake news por um Whopper de verdade.
A ação promocional é feita em parceria com o Aos Fatos, uma das principais agências independentes de checagem de notícias do Brasil, e estará disponível para os clientes entre os dias 1º e 3 de abril, limitada às 300 primeiras pessoas que participarem da promoção.
A campanha, idealizada pela Agência Ginga, levanta um debate importante sobre a disseminação de notícias falsas, principalmente nas redes sociais.
Segundo pesquisa dos institutos Ideia e Vero (2021), oito em cada dez brasileiros consideram a disseminação de notícias falsas como sendo um problema grave.
Os consumidores deverão enviar suas suspeitas de fake news diretamente para o bot Fátima, do Aos Fatos, no número (21) 99747-2441.
Para participar da ação, o cliente precisa enviar a hashtag #WHOPPERDEVERDADE, e na sequência reportar o link da notícia falsa.
Após o envio, ele receberá automaticamente uma mensagem de resposta, contendo um cupom de desconto de R$ 14,90, valor equivalente a um Whopper, junto com o passo a passo para o resgate, que poderá ser realizado em uma compra a partir de R$ 29,90 para que o desconto seja aplicado no BK Delivery até 15 de abril de 2022. A fake news será avaliada posteriormente pela equipe do Aos Fatos.
Juliana Cury, diretora de Marketing e Inovação da Burger King Brasil, falou sobre a importância da ação: “Escolhemos abordar em nossas campanhas temas que precisam ser debatidos na sociedade, a exemplo das fake news, e, para isso, nos unimos a parceiros, como o Aos Fatos, para que possamos ampliar o conhecimento e as discussões sobre o tema”.
Segundo Fernanda Fontes, CCO da Agência Ginga: “A desinformação é uma questão urgente que deve ser discutida entre todos. Aproveitamos o Dia da Mentira para levantar a importância de checar informações antes de passá-las para frente. Hoje temos instituições, como o Aos Fatos, que se dedicam ao trabalho de checagem e que podem ajudar a evitar que muitas fake news sejam espalhadas por aí, muitas vezes causando situações irreversíveis.”