Nesta próxima sexta-feira, 5 de maio, Curitiba será palco para o novo espetáculo de Adriana Calcanhotto, “Gal: Coisas Sagradas Permanecem”, no Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971) às 20h. A apresentação celebra o aniversário de 10 anos da famosa festa Brasilidades.
Os ingressos estão à venda a partir de R$100 (meia solidária) + 10% de taxa administrativa, e podem ser adquiridos no site.
“Estarei neste templo que tanto amo, o Teatro Guaíra, um espaço que é motivo de orgulho não apenas para os paranaenses, mas para todos os brasileiros amantes da arte, em uma homenagem singular para Gal”, comentou a cantora. O espetáculo, idealizado por Marcus Preto, produtor e diretor artístico de álbuns e apresentações de Gal Costa nos últimos nove anos, homenageia a cantora, um dos nomes mais respeitados da música brasileira, que transitou habilmente entre a vanguarda musical e os sucessos das rádios populares. O título da turnê foi inspirado no verso de Caetano Veloso na música “Recanto Escuro”.
A direção do espetáculo é assinada pela cantora gaúcha Adriana Calcanhotto e por Preto, apresentando um repertório que percorre diferentes momentos da carreira de Gal e também explora a interação entre sua trajetória e a de Calcanhotto, como na música “Esquadros”, composição que integrou o álbum “Aquele Frevo Axé” (1998) de Gal.
“Teremos a presença dos poetas, algo que une muito Gal e Adriana. O roteiro inclui, por exemplo, Waly Salomão e Augusto de Campos, que escreveu a versão em português de ‘Solitude’, clássico de Duke Ellington, gravado por Gal em ‘Caras e Bocas’, álbum de 1977”, explica Marcus Preto.
O repertório de “Coisas Sagradas Permanecem” também inclui canções que, de alguma forma, traçam retratos de Gal, como “Recanto Escuro”, “Meu Nome é Gal”, composição de Roberto e Erasmo Carlos, e “Caras e Bocas”, com melodia de Caetano Veloso e versos de Maria Bethânia. O compositor Lupicínio Rodrigues, a quem tanto Adriana quanto Gal dedicaram homenagens, também será lembrado.
“Procuramos incluir o maior número possível de compositores no repertório, com atenção especial às mulheres que Gal gravou, como Mallu Magalhães, que compôs a faixa ‘Quando Você Olhar Pra Ela’, presente no álbum ‘Estratosférica’, de 2016”, completa Preto.
Após o espetáculo em Curitiba no dia 5 de maio, a turnê “Gal: Coisas Sagradas Permanecem” de Adriana Calcanhotto continua em Belo Horizonte (7 de maio – Minascentro), São Paulo (11 de maio – Tokyo Marine Hall), Santos (12 de maio – Centro de Convenções Blue Med) e Salvador (14 de maio – Concha Acústica TCA).
A apresentação na capital do Paraná é uma produção conjunta da Brasilidades e Parnaxx.
Serviço:
“Adriana Calcanhotto em Gal: Coisas Sagradas Permanecem”
Data: 5 de maio (sexta-feira)
Local: Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971- Centro – Curitiba)
Ingressos: A partir de R$100 (meia-entrada) + taxa adm – valor varia de acordo com o setor – pelo www.brasilidades10anos.com.br
Realização Curitiba: Brasilidades e Parnaxx
Mais informações: www.brasilidades10anos.com.br
Classificação: 12 anos
Fotos: Giordano Toldo