Utilizando tecnologias de embalagem a vácuo e congelamento rápido, a curitibana Kük aposta em cardápios completos, que se adaptam às diferentes necessidades dos clientes.
Trabalhar no segmento da alimentação era o principal objetivo dos empreendedores, amigos de infância, e, agora, sócios, Leonardo e Bruno Ribeiro.
Guiados pela ideia de oferecer refeições de alta gastronomia com muita praticidade, a dupla criou a Kük, um empreendimento fundado em 2019 que ganhou espaço na mesa de paranaenses, catarinenses e gaúchos.
Deixar o sabor de lado nunca foi uma opção para os idealizadores da marca. Para preservar a textura, o aroma, os nutrientes e todas as características originais do alimento, a Kük trabalha com um sistema de embalagem a vácuo e com o ultracongelamento rápido.
Com a ajuda de uma máquina importada da Itália, os alimentos saem do forno ou da panela direto para o congelamento. O sistema faz com que o produto chegue aos – 40°C rapidamente, travando o cozimento.
Aliando a preocupação com o sabor ao cardápio de refeições variadas, assinado pelo chef Douglas Yamagami, Leonardo e Bruno viram a Kük crescer rapidamente, em especial nos períodos mais delicados da pandemia de Covid-19, que afetou o abastecimento das gôndolas dos supermercados.
“Nossa ideia começou em maio de 2019, mas iniciamos as operações em outubro do mesmo ano. Em março de 2020, quando veio a pandemia, a marca teve um boom. As pessoas passaram a buscar mais refeições congeladas, praticidade, e, claro, alimentação saudável.” explica Leonardo, um dos sócios da Kük.
A primeira criação da marca foram as porções de alimentos individuais, que até hoje estão entre os produtos mais vendidos.
Separados por cores, os alimentos são divididos em proteínas, cremes e purês, legumes e raízes, grãos e massas. Para quem busca refeições completas, a Kük também conta com um cardápio de marmitas, que se adequam a diferentes necessidades.
Recentemente, a marca também lançou opções veganas, atendendo a uma crescente demanda de mercado.
Para Leonardo, a grande diferença entre escolher uma refeição congelada no mercado ou optar pelos produtos da Kük está na qualidade e na variedade de opções.
“Hoje, existem muitos pratos prontos no setor de congelados dos mercados, mas nós vendemos alta gastronomia, com ingredientes sofisticados como salmão, purê, arroz negro e tortelini, por exemplo. São quase cem produtos, o que possibilita uma grande variação de pratos.”, reforça.
O compromisso com a sustentabilidade é outro diferencial da marca. Além de embalagens completamente recicláveis, o sócio da Kk explica que, desde o início, a empresa buscou evitar desperdícios e fazer o correto descarte de itens como cascas e sementes.
“Além disso, enviamos o lixo orgânico para a compostagem e adquirimos créditos de plástico, fazendo com que o equivalente a 100% do plástico consumido pela Kük seja reciclado.”, acrescenta Leonardo.
Com a estratégia alinhada às práticas sustentáveis e o grande compromisso com a qualidade dos alimentos, os sócios da Kük planejam expandir os horizontes, implantando um modelo de franquia.
“Sempre trabalhamos muito bem a parte de branding, da qualidade da embalagem e do próprio produto. Isso fez com que muitas pessoas demonstrassem interesse em trabalhar com uma franquia da Kük. Para 2023, nosso objetivo é trabalhar para colocar isso em prática e ter sócios espalhados em todo o Brasil, que compartilhem dos mesmos valores e essência da Kük. Assim, poderemos nos dedicar ainda mais na qualidade dos alimentos.”, finaliza Leonardo.