“Saca Marmanja”, é a mais ‘nova’ canção da Blindagem, banda paranaense nascida no final da década de 70, que ficou conhecida por ser pioneira do chamado ‘rock rural’, além de parcerias com o escritor e poeta, Paulo Leminski.
A faixa foi registrada nos ensaios do primeiro álbum, mas acabou ficando de fora do mesmo. Será lançada agora, então, no próximo dia 11/11.
O lançamento faz parte da campanha de financiamento coletivo, Ainda Mais Verde, que visa relançar o disco de estreia, que completou 40 anos em 2021.
A partir de uma fita encontrada pela família do guitarrista Paulo Teixeira neste ano, Saca Marmanja foi digitalizada e posteriormente remasterizada pelo engenheiro de som Leonardo Montenegro.
É um retrato fiel de um dos mais importantes momentos da banda, prestes a lançar o disco de estreia.
Inclusive, no clipe que será lançado, as imagens de arquivo de show são dos anos 1980, o que consegue traduzir um pouco a energia do quinteto no início de carreira.
A composição da música é assinada pelos cinco integrantes do grupo na época, Alberto Rodriguez, Marinho Jr, Paulo Teixeira, Paulo Juk e Ivo Rodrigues, falecido em 2010, além do escritor e poeta, Paulo Leminski.
A última vez que a Blindagem lançou uma música com Ivo nos vocais foi há 25 anos, em 1997, no disco Dias Incertos.
Depois de 2010, quando Ivo faleceu, a banda seguiu com Rodriggo Vivasz até 2021, com quem lançou o single O Equilibrista (2015) e o álbum Rock Pinhão (2020), a partir de 2022, William Vox, é o novo vocalista.
Ainda Mais Verde
Com o objetivo de relançar o disco Blindagem (Continental, 1981) remasterizado, foi criada a campanha de financiamento coletivo Ainda Mais Verde.
O nome propõe uma conexão com o álbum, uma vez que também é chamado de Verdura ou de Até Mais Verde.
Isso porque, conhecida por ser pioneira do chamado ‘rock rural’, um dos assuntos chaves tratados pela Blindagem desde o início é algo que está bastante em voga hoje: as questões climáticas.
A capa do álbum, criada pela agência de publicidade curitibana, P.A.Z, conta com fotografia de João Urban, direção de arte de Lee Swain e ilustração do logo por Nilson Muller.
Na arte, um montanhista encontra-se no refúgio no Pico Paraná e contempla a imensidão da protegida Serra do Mar Paranaense, inserida em um dos biomas de maior diversidade do mundo, a Mata Atlântica.
Além disso, a capa completa-se com uma chapa de aço como uma cobertura a essa fotografia, simbolizando a ‘proteção’ que a palavra Blindagem sugere.
Sendo assim, o nome Ainda Mais Verde reflete essa urgência com a preocupação da preservação ambiental, bem como a ligação histórica com o nome e o conceito do álbum lançado há 40 anos. Acesse a campanha aqui.