O Brasil oferece muitas atividades turísticas com oportunidades para melhorar a saúde física e mental. Veja alguns destinos para praticar o turismo de bem-estar!
O turismo de bem-estar vem atraindo pessoas de diferentes localidades, inclusive de outros países, para vários destinos nacionais. A maior procura envolve os que oferecem atividades na natureza, massagens e gastronomia saudável.
Entre as opções, os destinos de águas medicinais estão entre os tops mais requisitados para quem quer relaxar, sem abrir mão do lazer.
Seja na terra ou na água, o país dispõe de locais cercados de belezas naturais, que atendem ao que os viajantes buscam. Veja alguns dos principais destinos que promovem o lazer e bem-estar!
O que é turismo de bem-estar?
Embora muitas pessoas ainda confundam, é importante ressaltar que o turismo de bem-estar difere do turismo médico.
O primeiro remete à ideia de curtir destinos e experiências que ofereçam um bem-estar geral para o corpo e mente.
Esta é uma prática que traz vários benefícios, como antiestresse e equilíbrio pessoal. Já o turismo médico visa o tratamento de doenças.
Além disso, o de bem-estar é bastante procurado para quem deseja se conectar com a natureza, realizar exercícios, experimentar alimentos saudáveis, bem como práticas mentais.
Composta por 24 municípios, o destino é perfeito para quem quer viver uma aventura saudável. Toda a região exala uma energia de cura, tanto para o corpo quanto para a mente.
O destino oferece grutas, cachoeiras, poços com águas transparentes, trilhas, entre outros. Além disso, é dono de uma natureza exuberante, gastronomia imperdível e cidades históricas.
O local oferece diferentes níveis, incluindo caminhadas leves. Praticar caminhada faz muito bem à saúde física e se unir essa atividade a uma trilha em meio a natureza, desfrutando de paisagens exuberantes, traz muitos benefícios à mente também.
Afinal, essa é uma prática que aumenta a produção de endorfina, proporcionando, assim, a sensação de bem-estar e prazer.
Isso ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e depressão. Sem contar que as caminhadas ajudam a manter seu colesterol baixo, sendo indicada por médicos e fisioterapeutas, o que contribui com a saúde do corpo.
Também contribui com o coração, além de o lugar ter uma energia positiva, caminhar ajuda a estimular o sistema cardiovascular.
Outro benefício está relacionado à resistência física, além do coração, fazer trilhas faz com que o pulmão trabalhe mais, o que o fortalece.
Pantanal
Optar pela imersão na fauna e flora, em um destino cheio de espécies variadas e muita natureza, também traz muitos benefícios para a saúde mental e física.
O Pantanal é um destino de turismo ecológico, considerado, pela Unesco, Patrimônio Natural Mundial.
Por lá, o visitante desbrava a natureza, conhece várias espécies de animais e plantas, bem como relaxa a mente. São safaris fotográficos que possibilitam ao turista ver vários animais, incluindo onças-pintadas.
Além disso, oferece passeios a cavalo, de canoa, barco e trem, bem como trilhas diversas, pescaria, entre muitas opções de turismo cultural, ecoturismo e pesca esportiva. Quem visita o Pantanal volta com as energias recarregadas.
Águas termais
As águas termais, ou seja, que brotam do solo com temperaturas elevadas, são ricas em minerais que oferecem vários benefícios à saúde.
Selênio, zinco, potássio, magnésio, cálcio e cloretos, por exemplo, oferecem efeitos terapêuticos.
Ao imergir, as pessoas encontram alívio para as suas dores musculares, relaxando os músculos, o que contribui com a saúde física. Entre outros benefícios, as águas termais:
Tratam alergias; hidratam a pele; contribuem com o tratamento de doenças cutâneas; promovem o rejuvenescimento ao estimular a renovação da pele; entre outros.
Fotos: Reprodução.