Os lugares de natureza exuberante levaram Brasnorte, município do Estado do Mato Grosso, a ser incluído no Mapa do Turismo Brasileiro em 2022.
Um dos principais pontos turísticos da região é o Rio Juruena, que fica na divisa com o município de Juína.
As praias de areia branca e águas claras tanto nas margens do rio quanto nas ilhas atraem moradores locais, mas o objetivo é fazer com que todos os mato-grossenses conheçam e aproveitem os pontos turísticos do município, segundo o prefeito Edelo Ferrari (UB).
“Nós planejamos colocar Brasnorte na rota turística da região, trazendo assim mais investimentos para o setor do turismo no município.”, declara Ferrari.
Uma das medidas tomadas foi a criação do Conselho Municipal de Turismo, em março deste ano. Além das praias de água doce, o Rio Juruena favorece passeios náuticos e a pesca.
Os turistas ainda podem alugar lanchas, lounge flutuante e banana boat para curtir o lugar.
Outro ponto importante que atrai os amantes da pesca é o Rio Sangue, que conta com praia, píer e garagens para barcos. O rio sediou por muitos anos o tradicional Campeonato Estadual de Pesca ‘Trairão’, que pode voltar a ser realizado.
O secretário de Esporte e Turismo de Brasnorte, Weriky Victor, destaca que por muito tempo a secretaria atuou somente no esporte, e, neste ano, decidiu atuar também no turismo, já que a pasta tem um orçamento específico para o setor.
“Cadastramos Brasnorte no Mapa do Turismo Brasileiro e agora fazemos parte da região de Turismo do Vale do Juruena. Já estamos no site do Ministério do Turismo. Todo mundo sabe que nós existimos e que podemos fazer planos e projetos junto com as cidades vizinhas.”, explica.
Segundo ele, o próximo passo é construir espaços turísticos na área urbana e também na área rural, para trazer de volta o famoso Festival de Pesca Trairão, levando o Vale do Juruena para todo o país.
“Por intermédio do Conselho Municipal de Turismo já abrimos três subcomissões, uma delas é referente à reformulação da lei municipal de turismo, a segunda do mapeamento dos hotéis e dos restaurantes, e a terceira é para o levantamento das necessidades e obrigações para o Festival de Pesca Trairão.”, conta.
No Mapa do Turismo, Brasnorte agora pode desenvolver projetos e submeter aos investimentos estatais e não estatais.