O Basement Cultural recebeu no último domingo dia 16 de abril a turnê do álbum BLLT da banda Bullet Bane. O evento contou com as bandas de abertura The ex Files e Reforme.
Bullet Bane é a banda de rock alternativo, de São Paulo (SP), formada por Arthur Mutanen (vocal), Danilo de Souza (guitarra), Fernando Uehara (guitarra), Rafael Goldin (baixo) e Renan Garcia (bateria). O grupo iniciou sua trajetória no ano de 2009 e já conta com mais de 10 trabalhos lançados, entre álbuns, EPs e splits, além de um DVD Ao Vivo.
A banda, que já realizou diversas turnês passando por quase todos os estados brasileiros, se apresentou, em 2019, no maior festival musical do planeta, o Rock In Rio, além de já ter dividido palco, em outras oportunidades, com bandas de renome internacional, como NOFX, No Fun At All, A Wilhelm Scream, Belvedere, Less Than Jake, Millencolin, Mute, Close Your Eyes e Circa Survive. Além disso, já participou também de diversos outros festivais, como Garage Sounds e Oxigênio Fest.
O quinteto paulistano de rock alternativo chega a 2023 com expressivos 14 anos de estrada na bagagem. Neste período, a banda experimentou, inovou e estabeleceu sua assinatura na música. A jornada, no entanto, só foi possível porque eles insistiram e mantiveram sua essência, que foi o ponto de partida para o seu quinto álbum BLLT.
“BLLT”, como destaca a banda, é muito mais do que uma sigla: é a manifestação potente de Bullet Bane e seu histórico na música.
Para Arthur Mutanen (vocal), Danilo Souza (guitarra), Fernando Uehara (guitarra), Rafael Goldin (baixo) e Renan Garcia (bateria), “BLLT” mostra a força criativa do quinteto, que aqui reitera as raízes nas melodias do rock’ n’ roll combinadas às letras que falam de emoções, medos, erros e acertos.

A sonoridade vai, entretanto, além da essência: os riffs marcantes de rock ganham ambiências e impactos também por meio de sons eletrônicos. Diferente dos discos anteriores, são os cinco integrantes que estampam a capa de “BLLT”, representando o somatório de como o trabalho é marcante nesta busca por escancarar a essência da banda. Em resumo, unidade é a palavra-chave deste álbum.
São oito faixas, apenas uma com convidado, e, em todas, a produção completa dos próprios músicos – composição, gravação, mixagem e masterização.
Formada no início de 2017, a banda de rock gaúcho Reforme é composta por amigos de infância cujo propósito tem sido fazer músicas com sinceridade cantando sobre coisas que acreditam e procurando levar amor e esperança para todos que ouvirem suas canções. A banda conta com uma influência uma influência gringa de BMTH e Slaves, mas a força em suas influências está em bandas brasileiras como Medulla, Scalene, Fresno, O Muro De Pedra, Voltare, List, Pense, Bullet Bane, Amen Jr, Arrais, Ponto Nulo No Céu, Black Days, Nooma, O Maior Clichê Do Mundo, Lumiere e Cefa. Os integrantes da banda são: Kelvyn Vinicius, Iago Ismael e Yuri Pieluhoski.
A banda curitibana The Ex Files, formada em 2016, apresenta o estilo rock alternativo/emo, com influências em bandas como Citizen e Basement. A banda hoje conta com os integrantes Dinho (Vocal e Guitarra principal), Carlos (Bateria), Chan (Baixo e Backing vocal), Festa (Guitarra base e Backing vocal). O setlist da The Ex Files é totalmente autoral. A banda sempre demonstrou preferência e maior entusiasmo ao compor suas próprias canções. Porém ninguém descarta a possibilidade de um cover e versões de bandas que influenciaram sua formação musical e que tem menos a ver com seu estilo atual. “Somos muito atraídos por fazer as versões a nosso modo de bandas improváveis, mas que sem dúvida fizeram parte de nossas influências. Emo, pop punk e muito mais coisas.”, diz Dinho, vocalista e compositor da banda.
Line-up do evento:
- 19:00 The Ex Files
- 20:00 Reforme
- 21:00 Bullet Bane
A primeira apresentação da noite ficou por conta da banda curitibana The Ex Files. O show do último dia 16 de abril marcou a volta da TEF aos palcos depois de muitos anos, depois de um longo hiato que acompanhou a pandemia. O repertório foi curto e direto, formado por sons dos dois primeiros materiais (‘Letters’, 2016 e ‘Hide Your Feelings’, 2017) e também novo EP ‘Nice to meet you again’, que está em etapa de finalização e tem previsão de lançamento para maio-junho de 2023. “Foi muito bom voltar a tocar e finalmente poder mostrar nosso som para as pessoas”, relata Chan, baixista da banda. Gui Festa ainda fala que este EP carrega um peso diferenciado, assumido pelas baquetas de Carlinhos, que entrou na banda em 2018, e gravou pela primeira vez com a TEF, que tem mostrado cada vez mais, que o Emo não só está vivo, mas é mais abrangente do que se pode imaginar.
Set list TEF:
1. In Trouble
2. Hide Your Feelings
3. No Matter What I Do
4. Mama
5. Surpression
6. Nice to Meet You Again
7. Preludio
8. Never Forgive
Na sequência, quem entrou em cena foi a banda Reforme. Esbanjando a autenticidade característica das bandas gaúchas, seguindo a receita de bandas como Reação em Cadeia, Fresno e Cachorro Grande, a banda entregou ao público presente um show diferenciado, preparando bem o clima para a banda principal que viria logo após eles.
Por fim, os donos da noite entraram em cena. A Bullet Banne já inicia seu show com o hit Sentir, colocando os ânimos e as emoções à flor da pele na primeira música. Das treze músicas do set list, as cinco primeiras músicas do show foram do BLLT.
E quando se iniciou um novo bloco de cinco músicas com os sucessos Escuridão, Pulso, Cinza, Cura e Castelo de Areia, o rock ecoou fortemente e começaram os moshs, gente sendo levantada e carregada por cima da galera, pulos do palco, todos os elementos que complementam a apresentação impecável da banda e fazem com que o espetáculo seja uma verdadeira experiência. Para fechar o show mais três músicas do BLLT, encerrando com a música Deja Vu.
Set list Bullet Bane:
1. Sentir
2. Pra Não Ter Que Enxergar Onde Errei
3. Esse Vazio Ocupa Tanto Espaço
4. No Fim, Talvez
5. Lembro Quando Começou
6. Escuridão
7. Pulso
8. Cinza
9. Cura
10. Castelo de Areia
11. Organizando Meu Vazio
12. Cancela o Replay
13. Deja Vu
Com certeza foi uma noite memorável aos fãs de Bullet Bane, que após o show ainda atendeu gentilmente todos os fãs para fotos, vídeos e autógrafos.
Fotos Eduardo Godoy/Partiu Rolê Cwb