Curitiba será a primeira cidade da América Latina a testar o eVtol, conhecido popularmente como “carro voador”.
A iniciativa foi desenvolvida na China e já é testada em países como a Espanha, para fiscalização policial.
Um termo de cooperação será assinado nos próximos dias, com a Prefeitura de Curitiba, para realizar os voos sobre um lago da cidade.
A informação foi apurada pela BandNews FM com a AT Global, empresa carioca que traz o projeto ao Sul do país. A expectativa é poder testar no Parque Barigui.
O CEO da empresa, Alexandre Daltro, destaca que a aeronave é elétrica e autônoma.
O eVtol foi desenvolvido pela fábrica chinesa Ehang. Depois do acordo com a cidade, o projeto depende de uma autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para dar início aos voos sem passageiros.
A Capital paranaense foi escolhida após diversas classificações no ranking de Cidades Inteligentes, de acordo com Alexandre para testar o carro voador.
A longo prazo, o objetivo é promover o turismo de baixa altitude, com passeios de “carro voador” sobre Curitiba.
eVtol – O carro voador
A Eve Urban Air Mobility é o braço da Embraer voltado ao eVtol, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical que, com uma boa licença poética, é conhecido também como carro voador.
A empresa brasileira já tem ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York e mais de 1,7 mil aeronaves encomendadas por diversos clientes mundo afora, o que totaliza uma promessa de faturamento de US$ 5,2 bilhões para os próximos anos.
Antes de colocar as mãos nesse novo mercado, no entanto, a companhia precisa resolver uma série de desafios.
Se a parte comercial tem fluido bem, com diversos pedidos pelos eVTOLs da marca, os principais obstáculos têm a ver com a legislação dos países para o uso dos carros voadores e com o próprio projeto desses modelos, que começarão a voar por diversas cidades a partir de 2026.