A Riot Games anuncia uma série de parcerias para apoiar e estimular o cenário feminino competitivo de League of Legends, com o objetivo de permitir que, cada vez mais, mulheres vejam nos e-Sports do LoL um espaço inclusivo e acolhedor, seja jogando competitivamente ou desenvolvendo-se como streamers ou casters.
Ouvir a comunidade de jogadoras e apoiar iniciativas existentes, com investimento e suporte para aumentar seu impacto, é uma parte fundamental da criação de um cenário feminino forte e seguro.
Trabalhando em diferentes esferas para criar um ecossistema propício, a Riot Games vai apoiar, inicialmente, três projetos: Inhouse Jinx (servidor de Discord criado exclusivamente para mulheres dentro do League of Legends); ReveLAH Casters (voltado à mentoria e treinamento profissional para mulheres que desejam ser casters, streamers e criadoras de conteúdo); e torneios amadores, em parceria com a Gamers Club, na amplificação da Goddess Cup a partir de suas próximas edições, ainda em 2022.
Carlos Antunes, head de e-Sports da Riot Games no Brasil comenta: “Nossa experiência com o Game Changers, programa de incentivo ao cenário feminino de e-Sports de Valorant, nos trouxe grandes aprendizados e nos deu mais confiança de expandir nossa atuação para os demais e-Sports. Conversamos com várias jogadoras para avaliar a melhor forma de iniciar um programa para o League of Legends, e entendemos que havia a necessidade inicial de recriar os espaços para elas desenvolverem sua competitividade antes de entrarem em torneios, e a parceria com o Inhouse Jinx vai atender a esta oportunidade, e ainda nos permitirá reconhecer e recompensar as jogadoras mais competitivas e engajadas.”
“Também identificamos a oportunidade de apoiar projetos de formação de novos talentos – streamers, casters, criadoras de conteúdo – mulheres, como forma de também equalizar o espaço das jogadoras em outros espaços dos e-Sports, e o primeiro projeto que apoiaremos será o ReveLAH Casters, que já impactou a vida de dezenas de criadoras. Queremos levar esta oportunidade a mais e mais jogadoras que tenham este sonho.”, complementa Antunes.
Saiba mais sobre os projetos da Riot Games:
Revelah Casters
O ReveLAH Casters tem como objetivo apoiar o crescimento orgânico da comunidade feminina e ajudar a gerar novos talentos para shoutcast no mercado.
Atualmente, o programa conta com mais de 30 mulheres nas áreas de narração, comentários e análise, que estão recebendo mentoria e treinamento para desenvolvimento profissional.
Com a parceria, a ideia é amplificar o número de vagas para uma nova turma e oferecer uma gama mais ampla de treinamentos nas diferentes áreas do conhecimento necessário nessa formação.
Inhouse Jinx
Dentro do servidor do Discord Inhouse Jinx serão realizados torneios com durações de 15 dias, com premiação de mais de R$ 4.500 ao final. Vencendo uma partida, as jogadoras terão seu desempenho nos jogos refletidos em um ranking, levando uma parcela do valor caso fiquem entre as 10 melhores.
Haverá, ainda, durante as temporadas, o Jinx Day, onde Fogueta e Lahgolas, casters do CBLoL, em parceria com outras mulheres do projeto ReveLAH Casters, vão narrar as partidas.
Goddess Cup
A Goddess Cup, em parceria com a Gamers Club, acontecerá entre os dias 24 e 29 de maio. A premiação é de R$ 10.000 para cada edição, e as inscrições já estão abertas.
Não há restrição de elo para participar do torneio, e é necessário fazer a verificação da conta para validar a inscrição. Uma vez verificada, a jogadora não precisará mais fazer o processo.
“Ainda teremos novos projetos a serem apresentados ao longo dos próximos meses, como torneios e experiências para as jogadoras.”, completou Carlos Antunes.
“Nosso objetivo com estas primeiras ações é agir mais amplamente e mostrar às jogadoras novas formas de engajar com o League of Legends competitivo, e, em breve, traremos grandes surpresas.”, finaliza Antunes.