A Chevrolet criou uma ação pioneira que ajuda a educar os condutores de maneira divertida para mostrar os perigos de usar o celular e dirigir.
Dirigir e digitar no telefone celular são duas coisas que não combinam: Como sabemos, é preciso ter o máximo de atenção ao dirigir para evitar acidentes.
Chamada Zap Racing, a iniciativa traz um game criado de forma inédita dentro do WhatsApp, que simula uma corrida de carros.
Para jogar, o público usa emojis para desviar de obstáculos como buracos, pedestres e veículos, até chegar à segunda e última fase.
O nível de dificuldade aumenta da primeira para a segunda etapa, e, ao final, quando o jogador pensa que vai “zerar” o game, ele acaba colidindo inevitavelmente, recebendo a mensagem de digitar enquanto estiver dirigindo nunca dá certo no final.
“Queríamos passar esse recado de maneira orgânica e lúdica, o que facilita a absorção do conteúdo. O objetivo é que a pessoa sempre perca o jogo, independentemente da sua habilidade, para mostrarmos de forma interativa a importância de manter a atenção na condução, e nunca no celular, enquanto dirige.”, destaca Federico Wassermann, gerente de Marketing da GM América do Sul.
O game é acessado graças a um chatbot no WhatsApp, desenvolvido especialmente para a ação. Ao receber a mensagem de contato, o usuário manda um “olá”, e, em seguida, recebe as primeiras instruções para já começar a jogar.
Ao passo que a conversa acontece, o jogo vai se desenvolvendo em uma grade de 9 colunas por 12 linhas, que são preenchidas com obstáculos.
O carrinho pode ser trocado de coluna a partir do envio de comandos pelo chat; a seguir, o servidor responde com um feedback visual da posição atualizada.
Quando consegue desviar de todos os obstáculos, o jogador avança uma fase. No último nível, ele sempre vai colidir e perder o jogo. Neste momento, uma mensagem de conscientização é exibida e o jogo se encerra.
A comunicação do Zap Racing ao público será feita por meio de conteúdo especial para Instagram Stories e Twitter, juntamente com outras dicas importantes sobre os perigos de usar o smartphone enquanto se está dirigindo.
Além disso, o contato do chatbot pode ser compartilhado com os amigos no WhatsApp, para que eles também possam jogar.
A criação, planejamento e desenvolvimento tecnológico do game é da Commonwealth//WMcCann – divisão da WMcCann para atendimento exclusivo à Chevrolet, em parceria com a empresa de tecnologia criativa Code and Soul e a empresa de telecomunicações Infobip.
Já a estratégia digital é assinada pela Isobar, e o suporte tecnológico oferecido pelas agências MRM Detroit e MRM Brasil.
Acesse o chatbot aqui.