O governo da China autorizou, recentemente, a retomada de viagens de grupos de turistas chineses para o Brasil.
De acordo com o Ministério do Turismo, a reabertura do turismo entre os dois países já vinha sendo construída pela Pasta e pelo Ministério das Relações Exteriores.
A China é um dos principais emissores de turistas para o mundo: cerca de 150 milhões de chineses viajam anualmente ao Exterior. O país manteve as fronteiras fechadas durante quase três anos, no âmbito da política de “zero casos” de Covid-19, que foi suspensa em dezembro passado.
“A viagem do presidente Lula à China já começou a render frutos antes mesmo de acontecer. O turismo brasileiro ganha com esta decisão, e, sem dúvida, será fortalecido. O nosso objetivo é posicionar o Brasil como um importante destino turístico no cenário internacional. Temos um imenso potencial de crescimento no setor de turismo entre os nossos países.”, destaca a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
“A China é um mercado importante que precisamos conquistar. Segundo a Organização Mundial do Turismo, os turistas chineses estão entre os que mais gastam em viagens, na ordem de US$ 250 bilhões. São recursos que fomentam a economia e geram desenvolvimento ao nosso País.”, completa Daniela.
O anúncio do governo chinês autoriza, além do Brasil, viagens para outros 39 países. No Brasil, 39 empresas de turismo estão credenciadas e aptas a receber grupos de turistas chineses. Entre 2019 e 2021, o Brasil teve 77.235 visitantes da China. Já em 2022, foram 8.787.