A banda, que esteve em turnê do álbum “Music of the Spheres” no Brasil durante o mês de março, fez shows em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro e promoveu uma ação sustentável.
Antes mesmo dos shows começarem, o Coldplay fez uma ação sustentável em colaboração com a Tembici, que premiou os participantes vencedores com ingressos para seus shows no Brasil.
A iniciativa foi pensada para estar alinhada à política de sustentabilidade da banda britânica, que desde a última turnê entre 2016 e 2017, tem tentado desenvolver shows mais sustentáveis com menos impactos ambientais.
A banda montou um plano de sustentabilidade com foco em três princípios que envolvem redução das emissões de CO2 em 50%, reinvenção das turnês, com apoio a novas tecnologias verdes e limpas, e recuperação, ao montar uma turnê ecologicamente benéfica.
Para atingir esses objetivos, a banda trabalhou em doze iniciativas interligadas entre si: emissões, energia, viagens, locais de apresentação, fãs, água, desperdício, alimentos, merchandise, boas causas, natureza e transparência.
A polêmica das pulseiras
Durante a turnê da banda inglesa Coldplay pelo Brasil, um dos assuntos mais comentados nas redes sociais foi a devolução das pulseiras de LED que foram entregues para quem fosse aos shows.
O acessório já é utilizado há anos pela banda, e serve para trazer o público ainda mais perto do espetáculo.
Curitiba teve um total de 91% de devolução das pulseiras de LED utilizadas nos shows da banda Coldplay.
O índice, apesar de ser maior do que São Paulo (84%), Bogotá, na Colômbia (85%) e Santiago, no Chile (86%), ainda ficou atrás de Buenos Aires, na Argentina, que teve 94%.
Ao término do show, é solicitado que as pulseiras sejam devolvidas, para que continuem em utilização nos shows seguintes.
No entanto, muitos fãs não respeitaram o pedido da banda e levaram ela para casa.
O objetivo da banda com as pulseiras é fazer um espetáculo diferenciado, porém, elas são caras, e, com a devolução delas, o Coldplay consegue investir mais em ação sustentável.
Infelizmente, por mais que a banda tivesse feito vários apelos para que o acessório fosse devolvido, isso não aconteceu de forma 100%.
Ok! Você pode até estar pensando: “O show é caro, eu paguei e tenho direito de ficar com a pulseira”.
Lógico que é legal guardar uma lembrança do show do seu ídolo, porém, se ele é tão querido assim, porque não atender ao seu pedido?
Mas o que está em pauta não é a pulseira em si, mas o quanto as pessoas estão realmente preocupadas com as ações sustentáveis.
Muito se fala em ‘Vamos salvar a Amazônia, o planeta e etc.’, mas percebe-se que isso não passa de discurso para estar na moda, pois na hora de demonstrar isso na prática, nada acontece.
A banda Coldplay está de parabéns por suas tentativas de fazer shows mais sustentáveis. E você? Tem feito a sua parte? Devolveu a pulseira? Jogou o lixo em local adequado?
Precisamos nos unir cada vez mais para termos um mundo mais sustentável e saudável a todos.
Por Antonia Goularte – Produtora de conteúdo.