Confira as principais atrações turísticas de Curitiba

0

Atrações turísticas não faltam em uma metrópole com várias facetas. Curitiba atrai turistas que buscam lazer e descanso enquanto aproveitam de uma rica cultura.

Os números de antes da pandemia refletem isso, com cerca de 6 milhões de turistas visitando a cidade em 2019.

Com a pandemia e a implementação de restrições sanitárias, os setores relacionados ao turismo diminuíram o ritmo de anos anteriores. Os desembarques no aeroporto e rodoviária de 2020 e 2021 juntos, quase alcançam os números de 2019.

Mas, após dois anos mais fracos para o turismo da cidade, 2022 foi um ano de retomada para o setor. A cidade tem recebido milhares de turistas, e, uma grande parte visita cidade pela primeira vez e fica encantada com as inúmeras atrações turísticas que a Capital oferece.

Pensando nisso, a Prefeitura selecionou cinco atrações turísticas que não podem faltar no seu itinerário de viagem na primeira visita à Capital.

Vale uma dica extra: Para ter uma visão geral da cidade, a recomendação é passear pela cidade com a Linha Turismo e observar a cidade em 360° do alto da Torre Panorâmica.

Jardim Botânico 

Curitiba possui 46 parques e bosques, então não é preciso andar muito pela cidade para encontrar belas áreas verdes perfeitas para o descanso e a integração com a natureza.

Para aproveitar o verde a recomendação é o Jardim Botânico, ícone do turismo curitibano que encanta a todos que o visitam.

Jardim Botânico (Foto: Pedro Ribas/SMCS).

É possível encontrar diversas estruturas espalhadas pelos 278.000 m² do parque, como a estufa, o Museu Botânico Municipal/Herbário e o Jardim das Sensações.

Outros espaços verdes legais pela cidade são o imponente Parque Tanguá, com seu famoso pôr do sol no Belvedere; o Parque Barigui, lar das capivaras; e o Passeio Público, o parque mais antigo da cidade.

Gastronomia no Mercado Municipal

Fundado em agosto de 1958, o Mercado Municipal é um polo gastronômico onde é possível encontrar um pouco de tudo. Com opções nacionais e internacionais, a variedade é o ponto forte do local.

Depois de uma boa refeição, ainda é possível fazer a feira com uma enorme variedade de produtos disponíveis nas lojas.

Mercado Municipal (Foto: Pedro Ribas/SMCS).

O local também possui um espaço especial dedicado para os produtos orgânicos.

Mais opções para experimentar o sabor da cidade incluem as descontraídas Feiras Livres Noturnas, os bistrôs e bares do Largo da Ordem, no Centro, os restaurantes em clima familiar de Santa Felicidade, e o sofisticado Ile de France, agora em novo endereço na Avenida Batel.

Respire a cultura da cidade

Curitiba é uma cidade que ama cultura, são 75 museus públicos e privados que exploram os mais diversos temas. Indiferente aos interesses do visitante, existe uma opção para se visitar.

O Memorial Paranista fica no coração do Parque São Lourenço e é o lar de diversas esculturas do artista paranaense João Turin.

Possui um jardim de esculturas e três edificações, onde se encontram o novo Ateliê de Esculturas e o Liceu das Artes, interligados por uma galeria com cobertura de vidro.

Memorial Paranista (Maringas Maciel / Divulgação)

Em um ano de funcionamento recebeu mais de 50 mil visitantes.

Para quem quer ainda mais cultura entre as atrações turísticas, o Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural possui diversos espaços culturais e aproximadamente 3.800 obras dos mais diversos gêneros artísticos, a Capela Santa Maria recebe concertos de música erudita regularmente, e, é claro, não pode faltar uma passadinha no Museu Oscar Niemeyer (MON) – o museu mais famoso da cidade apelidado de Museu do Olho.

Museu Oscar Niemeyer (Foto: Cesar Brustolin/SMCS).

Aproveite a noite

Se durante o dia o intuito é observar e conhecer a cidade, durante a noite a disposição é para curtir as atrações turísticas que a cidade oferece em termos de entretenimento.

Para aproveitar a noite curitibana uma escolha é a rua Prudente de Moraes. Com um estilo cool, possui bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos, desde opções vegetarianas até o menor café da cidade.

Há ainda mais algumas ruas famosas que podem entrar na sua lista. Os estabelecimentos da rua Carlos de Carvalho possuem um ar de sofisticação, os da Trajano Reis, próximo ao Largo da Ordem, possuem uma aura jovem e descolada e a rua Itupava é o novo point dos bares ao ar livre e de comidas de rua.

Faça suas compras nas Lojas #curitibasualinda

As lojas #curitibasualinda são a referência quando se trata de lembrancinhas para a sua viagem.

Nelas você encontra os mais diversos souvenirs que têm a cara de Curitiba enquanto incentiva o trabalho dos artesãos da cidade.

São quase 150 opções entre roupas, acessórios, bijuterias, decoração, utilidades domésticas, livros e artigos de papelaria com preços para todos os bolsos.

Loja Curitiba (Foto: Lucilia Guimarães/SMCS).

Além delas, os shoppings da cidade são opções democráticas para quem procura fazer compras na cidade, como o Pátio Batel com suas lojas de luxo, o contemporâneo Park Shopping Barigui, e o repleto de história Shopping Curitiba.

No comércio de rua, duas opções se destacam. Para um circuito mais underground e boêmio, a rua Riachuelo, com seus brechós e lojas de móveis diferentes, é a indicação.

Já para lojas populares com um pouco de tudo é na Rua XV, a famosa Rua das Flores e que foi o primeiro calçadão do Brasil.

Compartilhar.

Jornalista chefe, fotógrafo e sócio-proprietário do Partiu Role CWB. Apaixonado por contar histórias de rolês e eternizar memórias através das lentes e textos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exit mobile version
X
X