O heavy metal é um estilo musical que existe há mais de meio século e se espalhou por quase todos os lugares do globo terrestre, principalmente na Europa e na América.
Dia após dia, surgem novas bandas (e diferentes vertentes da música pesada) em diversos países dessa bola gigantesca que chamamos de Planeta Terra.
Alguns lugares do mundo que habitamos são mais privilegiados, pois contam com um número maior de bandas expressivas.
É o que você pode conferir abaixo, onde é apresentado os cinco países com muita tradição no heavy metal.
Alemanha
A Alemanha é berço de duas bandas muito importantes: Scorpions e Accept, que estão há décadas na ativa, continuam sendo influentes e contribuíram para o metal ser o que é até hoje.
Outro estilo que possui grandes representantes alemães é o thrash metal: Kreator, Sodom, Destruction e Tankard são nomes imponentes do gênero e formam o “Big Four” do thrash germânico.
Por fim, temos o Helloween, maior nome do power metal, influência para dez entre dez bandas que se aventuram pelo lado mais melódico da música pesada.
O Edguy e o Avantasia, ambos liderados pelo talentoso Tobias Sammet, também merecem destaque, assim como Blind Guardian e Gamma Ray.
Brasil
É claro que o nosso Brasil iria aparecer na lista. Além de ser terra do futebol e do samba, o país vem presenteando há tempos o mundo com grandes bandas, como Sepultura, Viper, Angra, Korzus, Dorsal Atlântica, Sarcófago e Krisiun, todas surgidas nas décadas de 1980 e 1990.
Nos últimos tempos, o Brasil continua a ser o berço de grandes representantes do metal, como Claustrofobia, Shaman, Drowned, Crypta, Nervosa, Torture Squad, Project46 e vários nomes que merecem a sua atenção.
Estados Unidos
Você certamente já ouviu falar do “Big Four” do thrash metal, formado por Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax. Pois bem, essas bandas são dos Estados Unidos, país que revelou vários nomes da mesma vertente musical: Exodus, Testament, Overkill, Death Angel, Nuclear Assault, Forbidden e Heathen.
O death metal também é muito forte nos Estados Unidos. Nomes como Death, Deicide, Morbid Angel, Possessed, Cannibal Corpse, Obituary, Malevolent Creation, Suffocation e Immolation foram formados na terra do Tio Sam.
Embora não seja o estilo mais popular nos Estados Unidos, o heavy metal possui expoentes de peso, como Manowar, Savatage e Iced Earth.
Por fim, os States são o lar de outras feras do calibre de Pantera, Trivium, Machine Head, Avenged Sevenfold, Fear Factory, Killswitch Engage, Shadows Fall, Slipknot e mais uma tonelada de bandas relevantes.
Inglaterra
Pode-se afirmar com tranquilidade que o heavy metal nasceu na Inglaterra, afinal de contas, Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath são ingleses.
Para completar o combo formado pela “Santíssima Trindade”, Iron Maiden e Judas Priest, duas entidades gigantescas do metal, surgiram na Inglaterra.
As cinco bandas que apareceram no parágrafo anterior são mais do que suficientes para classificar a Inglaterra como um país com muita tradição na música pesada.
Mas a lista não para por aí, pois foi na terra da Rainha que apareceram Saxon, Diamond Head, Venom, Motörhead e Whitesnake.
A Inglaterra também é o lar de algumas bandas mais novas e pesadas, como Paradise Lost, Anathema, Cradle Of Filth, Bolt Thrower, Carcass, entre outras.
Suécia
Para encerrar a seleção, a Suécia, país escandinavo que desde a década de 1980 é uma terra muito prolífica quando o assunto é metal.
Europe, Entombed, Unleashed, At The Gates, Dark Tranquillity, In Flames, Soilwork, Evergrey, Arch Enemy, Ghost, Candlemass, Meshuggah, Amon Amarth, Sabaton, Therion e Katatonia são apenas alguns dos grupos que credenciam a Suécia como um cachorro grande da música pesada.
Com informações do Whiplash.
Fotos por Anderson Olsen