Fãs de cruzeiros conseguem rapidamente apontar alguma vantagem deste tipo de viagem: Só desfazer a mala uma única vez, acordar cada dia em um destino diferente sem lidar com estresses nos deslocamentos ou mesmo ter que tomar o mínimo de decisões possível diariamente.
Para os cruzeiros de luxo, que operam quase invariavelmente em sistema tudo incluído (inclusive gorjetas), uma vantagem específica é frequentemente a mais citada: “Não precisar colocar a mão no bolso” durante a viagem.
Atualmente, esta máxima anda ganhando novos contornos: Cruzeiros podem ter hoje a melhor relação custo X benefício das viagens de luxo.
Não é novidade que o custo final das viagens vem subindo – e bastante – nos últimos dois anos. A chamada “inflação do turismo” não anda dando trégua, inclusive em função da grande demanda, aumentando preços constantemente em voos, hotéis e outros serviços de viagem.
Enquanto isso, apenas um tipo de viagem tem mantido seus valores praticamente congelados (ou até reduzidos, em alguns casos e itinerários específicos): Os cruzeiros de luxo.
Das mais às menos conhecidas, muitas armadoras deste segmento, contrariando a movimentação do mercado turístico de 2021 para cá, não subiram seus preços.
Por isso mesmo, a matemática dos cruzeiros de luxo está atraindo cada vez mais viajantes – inclusive muita gente que antes evitavam viagens neste estilo.
Novo gap entre custos das férias em terra e férias em alto mar
A diferença do chamado “custo férias” em terra e em alto-mar tem ficado cada vez mais significativa nos cruzeiros de luxo. Alguns analistas financeiros americanos defendem que essa diferença pode chegar fácil a 50% em alguns casos hoje em dia.
Em muitas armadoras e itinerários de cruzeiros de luxo, o viajante anda pagando por “dia” do seu cruzeiro o valor equivalente a uma diária de um belo hotel similar – mas com todas as refeições, bebidas, passeios, internet, minibar, serviço de mordomo e gorjetas já incluídos.
Vale lembrar que, atualmente, as cabines e o serviço em geral em armadoras verdadeiramente de luxo não perdem em nada para os padrões de hotéis de luxo tradicionais. Muitos navios de luxo de pequeno porte têm unicamente suítes como acomodações.
Essa diferença dos custos entre viagens terrestres e cruzeiros atual é ainda em grande parte reflexo da longa paralisação do setor durante 2020.
Algumas armadoras suspenderam seus itinerários por um ano inteiro, e, com muitos viajantes ainda receosos em embarcar em uma viagem de navio, as quedas nas reservas (exceto em viagens para a Antártica) ainda são bastante sentidas.
Curiosidade interessante: Alguns navios de luxo, durante os períodos de lockdown e fronteiras fechadas em 2020, com as saídas de cruzeiro todas suspensas, foram “fretados” por famílias reais e grandes empresários árabes e permaneceram navegando em águas internacionais como os grandes hotéis flutuantes que são, com suas tripulações trabalhando normalmente.