Culinária de BH atende ao paladar de todos os públicos

0

A culinária de BH tem agradado dos mais variados públicos e paladares. Desde os mais sofisticados até os mais tradicionais, dos quitutes aos cardápios fartos que invadem as casas, restaurantes e bares da cidade.

De acordo com o Ministério do Turismo, a Capital mineira foi eleita a segunda melhor gastronomia do país pelos estrangeiros que visitaram o Brasil nos últimos anos.

Por falar nisso, a culinária de BH garante pratos que podem conquistar pessoas de todos os cantos do mundo.

Isso porque, em Minas Gerais a experiência de comer é singular, sendo referência por sua diversidade, história e tradição. Além disso, nas terras mineiras você nunca sairá insatisfeito, pois a fartura faz parte de qualquer refeição.

Pão de queijo

Conhecido pelo mundo todo, mas originado em Minas Gerais, o pão de queijo já conquistou muitos corações. Seja em qualquer hora ou refeição do dia, ele é sempre bem-vindo.

Já tentaram gourmetizar, com recheios, pequeno, grande, formatos diferentes e até vegetariano, e independente da receita, ele sempre vai dar água na boca.

Na receita mais tradicional, ele é composto por polvilho, água, leite, óleo, ovos e queijo.

Caldos

Quando o inverno vai chegando, todo mundo já começa a procurar a receita daqueles caldos deliciosos. Mas se você não está afim de ir para a cozinha, assim como os outros pratos de BH, os caldos são facilmente encontrados nos estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes da cidade mineira.

Os mais tradicionais são os de mandioca, feijão e frango. Porém, há aqueles que preferem os mais exóticos como frutos do mar, inhame ou abóbora com queijo.

Como acompanhamento, você pode provar um pãozinho, patês, bacon, queijos, torresminhos, cebolinha, torrada ou creme de queijo.

Mas atenção, esta é uma receita para esquentar o estômago e não queimar a língua, então verifique e sirva na temperatura adequada.

Feijão Tropeiro

Feito de feijão, farinha, linguiça e ovo, o Feijão Tropeiro é considerado um prato típico de Minas Gerais. Para acompanhar, você pode degustar também uma couve e torresmo. É muito difícil frequentar qualquer restaurante ou bar da capital mineira e não encontrar este prato tradicional.

Normalmente, o tropeiro também acompanha uma carne de porco e arroz. Assim, o prato fica bem farto, coisa que mineiro adora né?!

Doces

Goiabada com queijo, doce de leite, rapadura e todas as gostosuras que só Minas pode nos proporcionar! O melhor é que os mineiros mesmo produzem os doces, de maneira caseira ou compram nos mercados mais tradicionais do Estado.

E se você estiver na casa ou em um restaurante de um mineiro raiz, com certeza terá um doce de leite com queijo para provar e se deliciar na sobremesa.

Comida de boteco

Esse você vai gostar! Principalmente se for daqueles que adora abrir uma cerveja, reunir os amigos e comer uns petiscos e tira-gostos.

Talvez essa seja uma boa oportunidade de provar alguns pratos da culinária de BH e se deliciar com os petiscos típicos da cidade, que tal?

Frango com quiabo

Tradição da culinária mineira, qualquer conterrâneo jamais iria recusar provar esta iguaria. O frango com quiabo é considerado um prato de origem africana, indígena e portuguesa, mas em Minas Gerais se consolidou sendo uma referência da gastronomia.

Para aqueles que amam cozinhar, a receita é preparada à base de pedaços de frango ou galinha sem pele, quiabo, extrato de tomate, cebola, pimentão, pimenta, cheiro verde, água e vinagre.

Por ser um prato mais picante e amargo devido ao quiabo, você pode harmonizá-lo com um vinho branco, causando um contraste que pode suavizar a refeição e dar intensidade aos demais sabores.

Queijo/cachaça

Cada vez mais, a combinação entre a bebida tradicional dos mineiros e o queijo tem ganhado adeptos. Isso porque muitos moradores de Minas Gerais consomem o queijo curtido na cachaça, que é referência no Estado.

Mercados e estabelecimentos comerciais mais antigos da Capital vendem estes produtos e até ensinam a melhor forma de harmonizá-los.

Considerada uma das melhores do Brasil, a cachaça mineira é modelo para muitos estrangeiros que chegam ao nosso país.

E que Minas é terra produtora dos melhores queijos, não é novidade nenhuma né?! As cidades que fabricam os melhores queijos estão no Triângulo Mineiro, justamente porque cada cidade é especialista em um tipo, devido ao solo e clima do local.

Depois de todas estas delícias mineiras, a gente fica até sem saber o que provar primeiro! Todas estas gostosuras são facilmente encontradas nas terras mineiras e você pode encontrar aquele restaurante que mais te agrada na plataforma on-line da Lidery ou no aplicativo.

Compartilhar.

Jornalista chefe, fotógrafo e sócio-proprietário do Partiu Role CWB. Apaixonado por contar histórias de rolês e eternizar memórias através das lentes e textos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exit mobile version
X
X