O maestro Andre Matos foi um dos nomes mais importantes da música brasileira em âmbito global. Com formação erudita, ele se consagrou como vocalista e tecladista de bandas fundamentais do heavy metal brasileiro, como Angra, Shaman e Viper. O músico faleceu em 2019, deixando um legado significativo para a música.
Uma das obras que celebra o seu legado é o documentário “Andre Matos – Maestro do Rock”. O filme está sendo lançado em sua segunda parte, que aborda os anos em que o artista foi membro do Angra durante a década de 1990. Foi nessa época que ele se firmou definitivamente como um dos grandes nomes da música, alcançando sucesso mundial, especialmente na Europa e no Japão. Até hoje, os fãs do estilo celebram sua contribuição.
“Andre Matos – Maestro do Rock” terá duas sessões em Curitiba, no dia 10 de junho, na Cinemateca. Os ingressos estão à venda por 35 reais (meia e promocional, mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível ou ração para cães ou gatos) através da plataforma Sympla (Sessão 16h30 / Sessão 19h30).
O documentário é muito esperado pelos fãs e faz parte de uma série de quatro filmes que retratam a carreira de Andre Matos. A segunda parte se concentra nos anos de 1991 a 1999 e conta em detalhes a trajetória do maestro na banda Angra, desde o seu início até a última turnê e a separação. Além disso, o filme apresenta materiais inéditos de Andre com a família, nunca antes exibidos.
“Andre Matos – Maestro do Rock” foi idealizado pelo diretor Anderson Bellini e está sendo produzido de forma independente desde 2020, com o apoio dos fãs através de crowdfunding e da família de Andre, que disponibilizou cerca de 150 fitas gravadas e inéditas. O documentário é dividido em quatro partes e mostrará como Andre era uma “estrela do rock” que nunca almejou a fama e não tinha medo de recomeçar sua carreira do zero, mesmo no auge do sucesso.
O filme traça a trajetória de Andre Matos, considerado o maior vocalista brasileiro de heavy metal de todos os tempos, mostrando como ele obteve renome mundial mesmo sendo uma pessoa discreta e avessa à fama.
Curitiba sempre teve uma estreita relação com Andre Matos, e o vocalista se apresentou na cidade poucos meses antes de seu falecimento. Ao longo da década de 1990, ele realizou inúmeras apresentações em Curitiba, seja com o Angra, Shaman, Viper ou com sua banda solo. O evento é uma realização da Acesso Music.
Outra obra que será lançada este ano para homenagear a vida e obra de Andre Matos é “Andre Matos – A Obra”, escrita por Clovis Roman e Gustavo Maiato. O livro estará disponível no mercado brasileiro pela editora Estética Torta.
Foto Divulgação.