No próximo dia 26 de março é comemorado o Dia Nacional do Cacau, e, para comemorar a data, o Mercado Municipal de Curitiba vai oferecer uma aula-show gratuita para o público conhecer mais sobre essa especiaria e o processo de produção de uma das maiores maiores paixões do brasileiro: o chocolate.
A aula será ministrada pela chocolatier Selma Fuhrmann, da D´Fuhrmann Chocolates no dia 25 de março, sábado e as inscrições são gratuitas.
“É uma oportunidade para aprendermos mais sobre essa delícia que faz a cabeça da maioria das pessoas. O cacau é um fruto que, além de dar sabor ao chocolate, tem uma história riquíssima e já foi um dos produtos mais importantes da economia brasileira. Vale a pena participar e sair da aula com uma deliciosa receita para a sobremesa do fim de semana.”, afirma Selma.
Para quem aprecia o cacau, é hora de aproveitar a data e fazer uma visita ao Mercado Municipal de Curitiba que tem opções de chocolate para todos os gostos: desde orgânico até os artesanais.
“O Mercado Municipal tem opções para quem aprecia o chocolate nas suas mais diversas versões. Além disso, aqui no mercado o consumidor também encontra a fruta cacau, que muitas vezes não é ofertada em outros lugares. Aqui dá para encontrar tudo o que é preciso para as receitas de chocolate que vão adoçar a Páscoa das famílias da cidade.”, convida o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado, Cleverson Chilipack.
No Brasil, a produção de cacau concentra-se nos Estados do Norte e Nordeste brasileiros, e, uma curiosidade sobre esse fruto é que na maioria das vezes a produção dele é feita de maneira agroecológica.
A produção contribui para a retenção de água e preserva espécies florestais nativas. Apesar de não ser nativo das terras brasileiras, o cacau encontrou aqui condições ideais para se reproduzir.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), o país tem cerca de 745 mil hectares de área plantada.
Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apontam que a produção do cacau injeta, anualmente, na economia brasileira cerca de R$ 14 bilhões. Esses números garantem ao Brasil o 5° lugar no ranking mundial de produtor de cacau.