A Epic Games e o The Lego Group anunciaram no dia 7 de abril de 2022, por intermédio de um comunicado suas intenções para uma parceria de longo prazo que pretende tornar o metaverso um espaço “Seguro e divertido para crianças e famílias”. É uma união de olho nas novas tecnologias.
“Crianças gostam de brincar nos mundos digital e físico e se movem perfeitamente entre ambos. Acreditamos que há um enorme potencial para desenvolverem habilidades ao longo da vida, como criatividade, colaboração e comunicação por meio de experiências digitais. Mas temos a responsabilidade de torná-las seguras, inspiradoras e benéficas para todos.”, comenta Niels B. Christiansen, CEO do The Lego Group.
A união parece se encaixar perfeitamente com os planos anteriores das duas empresas, afinal, em 2020, a Epic Games adquiriu a Super Awsome — empresa pioneira que desenvolve tecnologias que garantem um engajamento digital seguro para jovens com menos de 16 anos de idade.
A empresa dinamarquesa desenvolveu uma Política de Segurança Infantil Digital com a Unicef, além de ter laçado o Lego Life, uma rede social completamente moderada para crianças.
Os planos da Epic Games e da Lego para o metaverso soam tão ambiciosos quanto vagos. Segundo as informações, as empresas dizem que planejam construir “Uma experiência digital imersiva, criativamente inspiradora e envolvente para crianças de todas as idades desfrutarem juntas” como parte de sua parceria de longo prazo.
Mas um aspecto do anúncio é claro: Este novo metaverso foi projetado para a segurança das crianças em primeiro lugar. As empresas dizem que concordaram com três princípios que orientam o projeto:
- Proteja o direito das crianças de brincar, tornando a segurança e o bem-estar uma prioridade.
- Proteja a privacidade das crianças colocando seus melhores interesses em primeiro lugar.
- Capacite crianças e adultos com ferramentas que lhes dão controle sobre sua experiência digital.
Embora o projeto não tenha nenhum produto ou cronograma especificamente anunciado para lançamento, é fácil ver como os projetos anteriores da Epic e da Lego (e os dos prováveis concorrentes Roblox e Minecraft) informarão o novo metaverso para crianças.
A Epic Games evoluiu o Fortnite de um shooter de battle royale para algo muito mais, bem, meta. Fortnite agora é o lar de shows estrelados por Ariana Grande, Travis Scott e Marshmello, eventos de filmes, uma metanarrativa de um ano e um modo sandbox criativo onde os jogadores podem construir seus próprios espaços com suas próprias regras de jogo.
O Grupo Lego também construiu seus próprios jogos sandbox criativos, incluindo o Lego Worlds de 2017 , um espaço gerado processualmente e criado por jogadores, onde os entusiastas de peças Lego podem personalizar os mundos do jogo à sua vontade.
Epic e Lego têm outra coisa em comum: licenças. Fortnite e Lego têm acordos com algumas das maiores marcas do mundo e personagens da cultura pop mais reconhecidos, incluindo super-heróis da Marvel e DC e Star Wars.