A 20 quilômetros de Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho, Pinto Bandeira fez dos espumantes seu atrativo mais famoso.
Um dos vinhedos da região, a Altos da Pinta, foi cenário das belas imagens que você confere em episódios da série gastrononômica Cozinha por Aí.
Ele é um dos atrativos desta cidade a 140 quilômetros de Porto Alegre (RS) conhecida pelas condições ideais para a produção dos espumantes: terreno elevado de formação vulcânica, solo ideal para drenagem e uvas com baixo teor de açúcar e alta acidez.
É tudo tão harmonioso por ali que, desde 2010, a região é reconhecida com o selo de Indicação de Procedência, título dado a produtos ou serviços com uma origem geográfica específica.
Mas o turismo em Pinto Bandeira não se resume apenas a visitas técnicas e degustações. Vinho não vai faltar, mas isso não é tudo. Conheça experiências de enoturismo em Pinto Bandeira.
Vinhedo 4×4
Criada pelo enólogo chileno e engenheiro agrônomo Mario Geisse, a Vinícola Geisse é endereço de uma das atividades turísticas mais inusitadas do destino.
O roteiro “Geisse Terroir Experience” é uma visita off-road a bordo de um carrinho de golfe que percorre cerca de sete quilômetros de trilhas no interior dos vinhedos dessa vinícola especializada em espumantes.
A degustação feita durante o tour acontece no Espaço Zen, deque de madeira em uma área com pequenas quedas d’água e piscinas naturais.
Para quem prefere seguir a pé, o empreendimento oferece também uma caminhada guiada de nível moderado e quatro quilômetros de extensão, seguida de parada para degustação e explicações técnicas sobre o manejo do terroir.
Saiba mais sobre o turismo de espumantes aqui.