A edição de 2022 do projeto “Vamos Subir a Serra“ contará com 20 afro-empreendedores alagoanos voltados para a culinária e gastronomia afro.
O evento, que contará também com apresentações culturais, começa no dia 11 e vai até 15 de novembro, na Praça Multieventos, na orla da Pajuçara.
A culinária vai se dividir entre dois espaços. Serão 15 empreendedores no espaço cultural Kizomba, com a feira gastronômica, acompanhada de apresentações culturais, e outros cinco no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares.
A professora, gastróloga e doutoranda em antropologia social, Isabela Maria Pereira Barbosa, conta que o evento é uma oportunidade para os empreendedores do ramo da gastronomia afro de Alagoas.
“O Vamos Subir a Serra tem uma função extremamente importante para a gastronomia de Alagoas que é dar vitrine, espaço, reconhecimento a essas pessoas que já produzem há um tempo.”, disse Isabela.
A professora reforça que a culinária própria de Alagoas não vem dos portugueses, mas sim do povo negro, e que essa gastronomia afro não é percebida.
“É um processo de valorização. Não é resgate, porque nada se perdeu. Alimentação, cultura, as pessoas que vendem sua comida deliciosa de identidade muito forte não foram perdidas. Só precisam de reconhecimento.”, explicou.