Na última quarta-feira (24), Curitiba recebeu Fernanda Lira (vocalista e baixista da banda feminina de death metal Crypta) para seu workshop exclusivo sobre música, produção e curiosidades sobre sua banda e bastidores do showbusiness no teatro Cena Hum.
A cantora abordou alguns temas que são de curiosidade da maioria dos fãs, desde sua fase como professora de inglês até meados de 2018, – momento de transição das bandas Nervosa para a Crypta – até sobre bastidores de show, viagens, turnês no Brasil e no mundo, além dos desafios em gerenciar uma banda e a produção.
A palestra foi dividida em dois blocos, sendo o primeiro com foco em sua vida pessoal e profissional, transição de carreira, estilo de vida e técnica vocal utilizada nos shows, e o segundo com ênfase em produção, backstage, turnês e a vida pública como “Fefe Metal” (remetendo-se, também, à sua conta nas redes sociais @fefemetal).
Houve interação com o público através de perguntas e respostas, as quais Fernanda Lira não economizou nas palavras e entregou o “ouro”, desmistificando a vida por trás do palco, dos shows e da intrigante frase “viver de música” – acredita-se que esse foi o ponto auge da noite. Muitas pessoas que estavam naquela noite ouviram da própria Fernanda as dificuldades, desafios e verdades que todos precisam saber sobre o que pensam a respeito dos músicos num geral, se estão conseguindo sobreviver de sua arte ou não. A verdade é que, segundo a cantora, independente de estar em uma banda, aqueles que amam música – ou melhor, arte como um todo – podem conciliar outros trabalhos com a vida artística para não se frustrarem, caso em algum momento estejam idealizando o cenário perfeito.
O balde de água fria ao ouvir as verdades sobre o mundo da música foi recebido por todos que estavam presentes, aumentando ainda mais a admiração pela consagrada vocalista que conquista todos com sua simpatia, humildade, carisma e profissionalismo.
Workshop Fernanda Lira – Curitiba, 24/07/2024
Realização: Xaninho Produções e Acesso Music
Foto: Amanda Misturini