Com o tema “Somos Mundo”, o Festival de Verão de Salvador retorna em 2023, nos dias 28 e 29 de janeiro, depois de três anos sem acontecer em razão da pandemia.
O evento retorna ao Parque de Exposições – onde estreou em 1999 e permaneceu por 17 anos – com novo fôlego e uma série de novidades, anunciou a organização.
O Festival de Verão Salvador é realizado pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, e tem a correalização da Salvador Produções e da Luan Produções.
“Teremos, em 2023, um Festival de Verão completamente repaginado, pensado a partir do que ouvimos do público em muitas pesquisas ao longo de todo o planejamento.”, afirmou Gabriela Gaspari, head da Bahia Eventos.
“Investimos em um projeto social alinhado ao nosso valor do amor pela música e seu poder de cura e transformação na vida das pessoas.”, completou Gabriela.
Ao todo, serão 16 shows divididos em dois palcos principais trazendo feats de artistas de estilos e gerações completamente diferentes, da Bahia e de todo o País.
O público poderá assistir parcerias musicais de Criolo e Ney Matogrosso, de Baiana System e Olodum, Ludmilla com Glória Groove, Saulo com Marina Sena e Jão com Pitty.
Outros destaques serão a parceria entre Carlinhos Brown com Duda Beat e a banda Àttooxxá; Ivete Sangalo com Luedji Luna; e Margareth Menezes, Majur e Larissa Luz.
As “entidades” da Música Popular Brasileira também irão abençoar essa volta do Festival de Verão: Gilberto Gil se apresenta com Caetano Veloso.
Responsável por muitos hits do axé music, Bell Marques sobe ao palco representando o espírito do Carnaval baiano.
Os feats não param por aí e o rap não ficará de fora: estão previstos shows de Orochi com Djonga, Felipe Ret com Caio Lucas, e Xamã.
O GG da Bahia, Léo Santana, o pagodeiro Ferrugem e o sambista Xande de Pilares também integram o line up, assim como a hit maker pop Luísa Sonza.
Sustentabilidade
O festival de 2023 contará com dois selos de sustentabilidade, o que reforça a preocupação em compensar todo o impacto que o evento pode causar no meio ambiente.
O primeiro selo é o de resíduo zero, que garante a não geração, separação na fonte, reciclagem e compostagem dos materiais descartados.
O segundo é o selo de evento neutro, conferido aos eventos que neutralizam as emissões de gases de efeito estufa ao longo da produção com ações ambientais compensatórias.
O Festival de Verão de Salvador também abraçará causas sociais que reforçam o compromisso dessa nova fase do festival com a comunidade local.
Idealizado pelo multi-instrumentista, compositor, produtor e performer Marivaldo dos Santos, o projeto Quabales é responsável pela formação educacional e cultural de crianças, jovens e adultos do bairro Nordeste de Amaralina.
Diante da sua relevância no cenário soteropolitano, a iniciativa contará, ao longo de um ano, com um programa de investimento de recursos por parte do Festival de Verão. A ideia é contribuir com a ampliação do trabalho que já vem sendo realizado.
Serviço
Festival de Verão de Salvador 2023
Data: 28 e 29 de janeiro de 2023.
Local: Parque de Exposições.
Endereço: Av. Luís Viana Filho, 1590 – Itapuã.
Ingressos: a partir do dia 5 de outubro (quarta-feira), na plataforma Sympla.