Fechar menu
  • Música
  • Coberturas
  • Cultura
  • Experiências
  • Curitibanizando
Facebook Instagram YouTube
Facebook Instagram YouTube
Partiu Rolê CWBPartiu Rolê CWB
Newsletter
  • Música
  • Coberturas
  • Cultura
  • Experiências
  • Curitibanizando
Partiu Rolê CWBPartiu Rolê CWB

Havaianas mapeia a comunidade LGBTQIA+ no Brasil

0
Por Anderson Olsen sobre 28/09/2022 Curitibanizando
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

Qual é o tamanho, o que pensa e quais os principais desafios da comunidade LGBTQIA+ do Brasil?

Na tentativa de responder a essas questões, a Havaianas encomendou ao Datafolha uma pesquisa inédita com a proposta de quantificar, nacionalmente, esse grupo populacional, para o qual a marca já direciona estratégias e ações, por meio da Plataforma Pride, criada em 2020 junto à ONG All Out.

O projeto também contou com a participação da Media.Monks, que atua, junto à Havaianas, no Projeto Pride.

Os dados do estudo, revelados em evento realizado no dia 21 de setembro, em São Paulo, mostram que a comunidade LGBTQIA+ é ampla: Mais de 15,5 milhões de pessoas no País dizem pertencer a essa comunidade, o que representa 9,3% da população adulta do Brasil, considerando as pessoas acima de 16 anos.

Esse percentual tende a ser maior dentro de alguns recortes populacionais específicos. Nas regiões metropolitanas do País, a quantidade da população que se declara como parte da comunidade LGBTQIA+ é 11%; entre os jovens (de 16 a 24 anos), esse percentual sobe para 18%.

A pesquisa foi realizada com base em 3674 entrevistas, com uma amostra escolhida pelo Datafolha para representar a população de todas as regiões brasileiras.

Perfil da população LGBTQIA+

A Pesquisa do Orgulho, realizada pela Havaianas, mapeou algumas características dessa população. A maior parte dela (59%) é solteira e sem filhos (70%).

O estudo questionou a população LGBTQIA+ se eles consideram que contam com o respeito da sociedade: apenas 37% disseram que concordam totalmente que têm esse respeito; 26% concordam parcialmente e 36% discordam totalmente ou em parte.

A maior parte da comunidade (57%) declara sofrer algum tipo de discriminação, preconceito ou intolerância sempre, frequentemente ou às vezes.

No restante da população, no grupo de pessoas que não se considera LGBTQIA+, são 35% o total do grupo que diz sofrer algum tipo de preconceito.

Ambiente profissional

A Havaianas e o Datafolha fizeram um estudo amplo em relação às percepções da comunidade LGBTQIA+ em relação à família e ao mercado de trabalho.

No mundo corporativo, ficou claro que boa parte das pessoas ainda não se sente à vontade para assumir quem são: apenas 36% dos entrevistados dizem que falam abertamente sobre sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho.

Essa situação é mais comum no grupo de pessoas de 25 a 44 anos, que representam a maior parte da faixa da população economicamente ativa.

A pesquisa também mostrou que, no mercado de trabalho, 34% das pessoas LGBTQIA+ que são economicamente ativos sentem que, às vezes ou raramente, não têm o mesmo acesso a oportunidades de crescimento na empresa do que os demais colegas.

Entre a comunidade, 16% declararam que vivenciam, sempre ou frequentemente, comentários negativos no trabalho devido à sua orientação sexual.

Parte expressiva dessa população (58%) disse que teve que se adaptar a algum tipo de trabalho informal por conta das dificuldades de inclusão no mercado formal e 40% do total de pessoas desse grupo se sentem rejeitadas pelo mercado de trabalho.

Atuação da marca

A Havaianas conta que a plataforma Havaianas Pride, que conta com parceria da ONG All Out, arrecadou, nos últimos dois anos, R$ 2,6 milhões para os trabalhos da entidade ao reverter 7% do lucro líquido das vendas dos produtos da linha homônima – a Havaianas Pride – para os projetos.

Maria Fernanda Albuquerque, VP global de marketing da Havaianas, diz que a pesquisa é um passo importante na caminhada LGBTQIAPN+ no Brasil e que, além de dados demográficos, o estudo também traz tópicos sobre mercado de trabalho e garantia de direitos, temas que devem fazer parte da sociedade e das marcas inseridas nela.

Mariana Albuquerque, diretora-criativa global da Media.Monks, diz que a ideia da pesquisa surgiu quando, ao criar o projeto para o terceiro ano da plataforma Pride, a agência percebeu que não havia dados suficientes a respeito da comunidade.

“Então, pensamos em fazer a Pesquisa do Orgulho que vai nos ajudar a dar continuidade para a plataforma Pride da Havaianas e será aberta para o público, órgãos engajados pela causa, e, claro, outras marcas. Quanto mais aliados dando as mãos para a comunidade, mais passos daremos para a frente.”, diz Mariana.

 

 

Havaianas homofobia LGBTQIA+
Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Artigo AnteriorMcDonald’s une forças com Coca-Cola e Panini
Próximo artigo Grandes nomes do rock vão agitar a Live Curitiba
Anderson Olsen
Anderson Olsen

Jornalista chefe, fotógrafo e sócio-proprietário do Partiu Role CWB. Apaixonado por contar histórias de rolês e eternizar memórias através das lentes e textos.

Você pode gostar

Curitibanizando

Clássicos da Gastronomia Brasileira no Boteco da Ordem

17/01/2025
Curitibanizando

Encerramos as atividades de 2024 – Um até logo!

24/12/2024
Curitibanizando

A lenda do samba Raça Negra chega à capital paranaense

09/12/2024
Adicione um comentário
Deixe uma resposta Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rede Social
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Últimas Coberturas

De volta a Curitiba após mais de uma década, Incubus entrega show técnico e surpreendente, com setlist exclusivo

10/04/2025

Intensidade musical e emocional marcaram a passagem da banda Menores Atos por Curitiba

10/04/2025

Zezé Di Camargo e Luciano revivem memórias em Curitiba

09/04/2025

Uma Blitzkrieg de Punk Rock e Energia com Marky Ramone

09/04/2025

Bush na Ópera de Arame entrega show nostálgico e sem surpresas

02/04/2025
Últimas Notícias

Testament confirma turnê no Brasil com seis apresentações em agosto

14/05/2025

Shinobi Spirit 2025 anuncia atrações internacionais e destaque para dubladores brasileiros em Curitiba

14/05/2025

Festival Crossroads anuncia line-up de 2025 e nova localização em Curitiba

14/05/2025

Sábado com chope, shows e homenagem às mães na fábrica da Way Beer

14/05/2025

Magistry celebra álbum The New Aeon com show no Teatro Cena Hum neste sábado

08/05/2025

Junior anuncia “Solo Tour” em Curitiba

08/05/2025

The Dead South anuncia turnê inédita no Brasil em outubro

07/05/2025

Winter Pop Rock festival estreia em Curitiba em julho

07/05/2025
Facebook Instagram YouTube
  • Anuncie
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Contato
© 2025 Partiu Rolê Cwb - Todos os direitos Reservados. Desenvolvido por Olsen Soluções.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.