A Heineken, pela primeira vez, levou aos principais canais da TV aberta do país, como Globo, Record e Band, um anúncio criado apenas com telas sem luz.
Todos os dias, mais de 57 milhões de aparelhos de TVs são ligados no Brasil. Qual o impacto desses eletrodomésticos no consumo de energia?
Pensando nisso, a Heineken criou uma ação inovadora que foi ao ar na noite do último domingo, 17 de abril, às 21h15. O filme Blackout, de 45’, criado pela agência Publicis Brasil, é um ato simbólico que faz parte da campanha que tem como objetivo chamar a atenção para a utilização de fontes renováveis de energia, e dar visibilidade ao Programa Heineken Energia Verde, que vai facilitar o acesso à energia verde para consumidores de todo o país.
A novidade integra a plataforma de sustentabilidade e cultura da marca, Green Your City, lançada em 2021, na qual a marca firmou compromissos em três pilares: cidades mais verdes, economia circular e consumo responsável. Além do filme, a campanha inclui peças para redes sociais, banners digitais, entre outros.
“Como marca, queremos olhar não apenas processos internos, mas temos como objetivo também expandir a mensagem de sustentabilidade a toda a cadeia, incluindo os consumidores, tendo a energia renovável como agente de transformação e mostrando que um futuro mais verde pode começar com pequenas ações, dentro de casa.”, afirma Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da marca Heineken no Brasil.
“A campanha de lançamento dessa nova fase do Programa Heineken Energia Verde é um convite para que as pessoas se engajem e participem ativamente desse processo de construção de um mundo mais equilibrado.”, completa Gabriel D’Angelo Braz.
Desde 2020, a cerveja Heineken é produzida com energia 100% verde nas cervejarias de Alagoinhas (BA), Ponta Grossa (PR), Araraquara (SP), e até 2023 em Jacareí (SP).
Programa Heineken Energia Verde
O projeto de geração distribuída, iniciado recentemente, já atende bares e restaurantes parceiros com a meta de chegar a 50% dos pontos de vendas parceiros da marca até 2030.
Agora, abre caminho à cobertura residencial. Pessoas físicas poderão optar pelo programa e ter acesso em suas próprias casas à energia 100% verde.
A iniciativa é operacionalizada em parceria com geradores regionais de energia renovável certificada, cuja disponibilidade vem acontecendo de forma gradual no país.
O processo de adesão é simples: basta o interessado se cadastrar digitalmente no programa, acessando a plataforma Heineken Energia Verde. Serão solicitadas imagens de documentos como CNH ou RG/CPF do titular e cópia ou foto da conta de energia.
A inscrição é gratuita, sem pagamento de taxas ou de instalação e não se exige fidelidade. Para ter direito ao benefício, o usuário deve ter gasto mensal médio de pelo menos R$ 200,00 indicado na conta de energia.
Após a adesão, em prazo de até 120 dias, será feita a conversão e terá início o fornecimento de energia verde, resultando em um desconto na conta de energia que pode chegar a 20%, a depender da região.
Fases do projeto
O projeto funciona em parceria com geradores regionais de energia renovável certificada, que estão sendo instalados em todo o pais. Atualmente, já pode aderir ao programa quem mora em Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e São Paulo (servido pela CPFL Paulista). Nos demais Estados, a previsão é de que o serviço esteja disponível entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023.