A Heineken anunciou que vai implementar uma microfloresta urbana de cerca de 900m² formada por espécies nativas da Mata Atlântica, no Parque Olímpico.
O compromisso da Heineken foi acordado a partir da plataforma “Green Your City”, lançada em novembro de 2021 e que promove ações de sustentabilidade.
A iniciativa está integrada ao projeto de implantar microflorestas urbanas em 19 Capitais brasileiras até 2030, sendo o Rio de Janeiro a primeira delas.
As árvores são do bioma nativo da região, a Mata Atlântica. Entre elas, o jequitibá-rosa, o araçá-amarelo e a grumixama.
Para a ação, conta com botânico e paisagista Ricardo Cardim, desenvolvedor da técnica de Floresta de Bolso e quem lidera a projeto da microfloresta.
“A ideia das Florestas de Bolso de Mata Atlântica é possibilitar áreas verdes funcionais e eficientes em serviços ecossistêmicos e também como ferramentas de educação ambiental, de forma que as pessoas possam conviver, compreender e valorizar sua incrível herança natural.”, explica Cardim.
A construção desses espaços contribui para com a melhor qualidade de vida dos moradores da cidade, ajuda a diminuir a temperatura, aumenta a umidade do ar, favorece a retenção da água das chuvas e a filtragem de gases tóxicos, por exemplo.
O projeto é uma cocriação a Atenas em parceria com a Heineken. A agência foi a responsável por criar o conceito “Green Your City, Rock Your City” com o objetivo de ‘esverdear’ as ativações na Cidade do Rock.
“No Rock in Rio Brasil 2022, a nossa cenografia será replantada para ser transformada na primeira microfloresta das metas da marca.”, complementa Denise Garrido, CEO da Atenas.