A imigração italiana teve um papel crucial na formação da identidade brasileira e compondo o caldeirão cultural que atrai turistas de todo o mundo.
No dia 21 de fevereiro, foi celebrado o Dia Nacional do Imigrante Italiano e o Ministério do Turismo (MTur) não poderia deixar de homenagear essa data.
Foi no dia 21 de fevereiro de 1874 que chegava ao Brasil o navio La Sofia, contando com 380 famílias italianas. A partir dessa chegada, o país experimentaria uma mudança em sua paisagem geográfica, social e cultural, perpetuando, até hoje, as tradições trazidas pelos italianos.
Na gastronomia, na música e até no jeito de se reunir com a família, a cultura italiana adentrou o Brasil e nunca mais foi embora.
Para apreciar de pertinho esse legado, a Agência de Notícias do Turismo indica alguns destinos no Brasil que são um pedaço da Itália, fazendo com que o viajante nem precisa sair do território nacional para desfrutar da riqueza que essas tradições trazem ao turismo. Confira:
Bento Gonçalves (RS) – A “Capital Brasileira da Uva e do Vinho” é conhecida também pela sua tradição italiana e recebe muitos turistas interessados no climinha romântico da serra e na gastronomia herdada dos italianos.
Em 1875 foi iniciada a imigração italiana na região, levando a cidade a perpetuar essa cultura nos dias de hoje.
Por lá, a força da Itália é tão grande que o visitante vai conhecer o Parque Temático Epopeia Italiana, uma espécie de pequena cidade e museu com atrações sobre a história da imigração italiana no Brasil.
O espaço é3 dividido em nove ambientes que narram a história dos imigrantes italianos, suas dificuldades, os desafios e as conquistas que tiveram.
Antônio Prado (RS) – Intitulada a “cidade mais italiana do Brasil”, Antônio Prado recebeu a imigração italiana em 1886. A cidade possui 48 imóveis tombados como patrimônio histórico e casas que fazem com que o turista viaje no tempo, pois os detalhes das construções com enfeites típicos da Itália deixam o ambiente ainda mais charmoso.
Além do passeio pela cidade, o viajante pode conhecer vinícolas, cervejarias, bares e restaurantes dedicados à gastronomia italiana e se deliciar com tanta variedade.
Ah! Uma curiosidade sobre o local: a cidade recebeu o nome do fazendeiro paulista responsável por promover a vinda dos imigrantes italianos ao Brasil.
Nova Veneza (SC) – O charme italiano de Nova Veneza é visto assim que o turista adentra a cidade. Lá é possível encontrar uma arquitetura de casarios antigos construídos pelos imigrantes italianos em 1891, quando cerca de 400 famílias oriundas do nordeste da Itália fundaram a Colônia Nuova Venezia.
Nova Veneza mantém os traços da Itália na gastronomia, no folclore e no dialeto falado por muitos habitantes, considerado como uma segunda língua da cidade.
O município é considerado a cidade mais italiana de Santa Catarina, recebendo o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. Por lá, são mais de 20 restaurantes com comida típica, como: massas, pizzas, galetos, polenta e saborosos vinhos, além de cafés e gelatos.
Festas e atrativos turísticos específicos da Itália também são encontrados em Nova Veneza.
São Paulo (SP) – A Capital paulista tem grande influência da presença italiana. O bairro do Bixiga é famoso por ter abrigado imigrantes italianos e por preservar a cultura em suas construções.
O bairro também e local onde são encontradas cantinas tradicionais italianas e realiza, em agosto, a Festa da Achiropita, uma homenagem à santa italiana padroeira do bairro.
São Paulo também conta com o Museu da Imigração, um local onde é possível conhecer a história dos imigrantes italianos no Brasil por meio de exposições.
Santa Teresa (ES) – A história da cidade tem início em 1874, com a chegada da primeira leva de imigrantes italianos a bordo do navio La Sofia, vindos do norte da Itália.
A cidade recebeu esse nome por duas possíveis origens: uma delas provém da fé de uma das colonizadoras que, aos pés de uma árvore conhecida na região por Pau-Peba, fixou uma imagem de Santa Teresa, trazida da Itália.
Na sombra dessa árvore, de acordo com a Secretaria de Turismo do estado, se reuniam os colonizadores para suas orações. A segunda possível origem seria pelo fato da Estrada de Santa Teresa, que ligava Vitória (ES) a Coité (MG), cortar o Núcleo Timbuy.
Italianos no Brasil
A relação entre Brasil e Itália vai além das heranças da imigração e hoje as terras nacionais também são atrativos para turistas italianos.
Em 2022, o Brasil registrou o ingresso de 86.766 turistas da Itália, sendo o quinto maior emissor de turistas europeus ao país, atrás apenas de Portugal (149.747), França (130.910), Alemanha (120.670) e Reino Unido (87.909).