Uma das prisões mais notórias do México começa um novo capítulo no fim de semana de 16/12, como um refúgio no Oceano Pacífico após uma reforma destinada a atrair turistas para a antiga colônia penal.
O presidente Andrés Manuel Lopez Obrador inaugurou na sexta-feira (16), o Centro Turístico de Islas Marias, querendo transformar a prisão federal de décadas no arquipélago de Islas Marias em uma atração ambiental e um local para os amantes de história.
“Este é o turismo para excursões, para explorar, para viver com a natureza.”, disse Lopez Obrador. “Recriar a história é algo excepcional, extraordinário.”, completou.
Ao lado de vilas para hospedar os hóspedes, um restaurante, um café e praias, o local reformado inclui um arco com o nome de Nelson Mandela, que passou cerca de 18 anos atrás das grades na África do Sul, antes de ser eleito presidente do país.
Mandela é “Um exemplo de que mesmo atrás dos muros da prisão, ideais e mudanças podem sobreviver para aqueles que querem mudar a história.”, disse o governo do México em um vídeo.
Localizadas a cerca de 100 km do Estado de Nayarit, as Islas Marias se tornaram uma prisão em 1905 sob o ditador Porfirio Diaz até serem fechadas por Lopez Obrador em 2019.
A penitenciária já abrigou muitos presos políticos, incluindo José Revueltas, um influente escritor mexicano preso várias vezes por seu ativismo de esquerda.