Inspirados pelos antigos contadores de histórias – os menestréis – e pela estética steampunk, a montagem Na Toada do Coração – O Pequeno Príncipe traz um olhar diferente para o Pequeno Príncipe, a Raposa, o Aviador, a Rosa e todos os demais personagens da obra de Antoine de Saint-Exupéry.
“É a nossa satisfação artística! O Gufo é um coletivo independente e é algo que a gente faz com o tempo que a gente tem livre. Por isso é um processo um pouco mais lento, sem pressão. Entre o início e a finalização de nossos ensaios, o processo levou pouco mais de 1 ano.”, explica a diretora e atriz, Adriana Sottomaior.
A estreia de Na Toada do Coração – O Pequeno Príncipe acontece no dia 6 de abril (quinta-feira), às 11h, no Calçadão Rua XV de novembro, em São José dos Pinhais (PR).
Em Curitiba, o espetáculo de rua conta com três sessões, sendo o primeiro na Sexta-feira Santa, no Largo da Ordem:
-
Dia 7 de abril (sexta-feira), às 10h, no Cavalo Babão, Centro de Curitiba;
-
Dia 8 de abril(sábado), às 17h30, na Praça Rui Barbosa, também no Centro de Curitiba;
-
A última apresentação acontece no Domingo de Páscoa, dia 9 de abril, às 15h, na Praça Generoso Marques.
Com a direção de Adriana Sottomaior e assistência de direção de João Mauro Cruz – que também atuam na peça – o elenco conta com Daniel de Mattos Keller, Duílio de Pol, Igor Bleggi e Kauanny Buccini A Direção de produção é de Simone Klein e design gráfico por Igor Bleggi.
Vale ressaltar que as apresentações são gratuitas e ocorrem em lugares históricos de Curitiba e São José dos Pinhais.
Uma peça para toda família
Segundo Adriana, o texto criado pelo coletivo para o espetáculo de rua fala sobre o amor e a amizade. Durante a peça, os atores cantam músicas autorais, tornando o espetáculo curioso e interativo às crianças.
Apesar de Na Toada do Coração – O Pequeno Príncipe ser um espetáculo infantil, o texto baseado em uma das histórias mais lidas do mundo também é filosófico. Por isso, os artistas esperam que o público sinta a história da peça com o coração.
“A peça é para a família toda! Em um primeiro olhar, parece que ‘O Pequeno Príncipe’ é um livro para as crianças, mas é mais infantojuvenil, mais filosófico…Nós mesmos, aprendemos muito a cada ensaio” destaca a diretora.
Além disso, por meio de alegorias teatrais, acompanhadas de muita música e interpretações com influências de palhaçaria, Na Toada do Coração – O Pequeno Príncipe conta uma história que, às vezes, pode sair invisível aos olhos: a simplicidade e a beleza da vida.
“A vida é muito simples. Eu acho que é essa beleza da simplicidade, de você compartilhar, de querer conhecer pessoas. Por mais que você saiba que as relações são difíceis… Faz a gente entender esses defeitos, as falhas, não deixar de viver por medo e continuar vivendo.”, finaliza Adriana.
Sobre o Gufo Coletivo Teatral
Fundado pela atriz e diretora teatral Adriana Sottomaior, o Gufo desenvolve peças teatrais que possam ser apresentadas em espaços públicos como parques e praças, além de teatros e escolas.
A ideia do coletivo surgiu da vontade de tornar o teatro acessível a todas as pessoas. Como essa proposta, os temas escolhidos para compor o repertório são de interesse geral, acordando temas importantes como o respeito pela natureza, responsabilidade social, cidadania, ética e também com temas lúdicos voltados ao público infantil.
Mais informações: @gufocoletivo
Fotos: Gabi Sotto Fotografia.