Uma das mais importantes bandas do metal extremo, responsável pela consolidação de todo um gênero musical, o grindcore, o Napalm Death voltou à América Latina e se apresentou no Tork N Roll, em Curitiba, no dia 29/04. O evento contou com a presença de mais quatro bandas brasileiras renomadas na cena underground.
O dia começou com a abertura do evento às 15h, a cargo da banda Crotchrot, uma banda curitibana de goregrind que une um instrumental bem executado e as temáticas gore. Os temas abordados trazem à crítica a misoginia. Em seguida, foi a vez da banda Desalmado, surgida em 2004 em São Paulo, com seu estilo grindcore e elementos de death metal, que já realizou uma turnê europeia e abriu shows para grandes nomes do metal extremo no Brasil.
Depois, a banda Surra subiu ao palco. Original de Santos (SP), o trio de trashpunk aborda em suas letras temas contra a política nacional, o capitalismo e elitismo. Antes da apresentação do Napalm Death, a Eskröta, banda formada em 2017 no município de Rio Claro (SP), tocou trashmetal abordando temas voltados ao universo do terror/horror.
Para fechar o evento com chave de ouro, o Napalm Death se apresentou diante do público que lotou a casa, mostrando-se em sua mais plena forma. Surgida nos anos 80 como uma banda punk, o Napalm Death evoluiu sua música e hoje é considerado um dos pais do estilo grindcore, que prima pela velocidade e agressividade.
Com mais de 40 anos de existência e ainda lançando álbuns relevantes em um cenário repleto de bandas inovadoras, o Napalm Death é sempre a referência máxima quando o assunto é brutalidade. Assistir o quarteto ao vivo é uma experiência única. Após a apresentação em Curitiba, a banda embarcou para São Paulo, onde se apresentará no Summer Breeze.
Por Jayson Bauer