Com mais de 30 anos de estrada, a banda sueca No Fun At All retornou a Curitiba para fechar com chave de ouro os eventos internacionais no Tork N Roll, com os também veteranos, IGNITE, trazendo um show extremamente energético e cheio de clássicos do punk rock e hardcore dos anos 90.
No Fun At All é considerada uma das mais influentes do cenário punk mundial, especialmente para o hardcore melódico, que combina a energia e a velocidade do hardcore com melodias mais envolventes e vocais mais limpos. A banda influenciou muitas outras bandas do gênero, como Millencolin, Rise Against, Satanic Surfers, Lagwagon, entre outras.
Acompanhando No Fun está a banda de hardcore melódico IGNITE , que é conhecida por suas músicas rápidas, agressivas e melódicas, e por suas letras que abordam temas políticos e sociais, como direitos humanos, ambientalismo, vegetarianismo e pacifismo. Eles também são uma das bandas pioneiras no movimento straight edge, que defende um estilo de vida livre de drogas, álcool e violência.
Hardcore Melódico Californiano
Começando alguns minutos após o horário programado e com algumas pessoas se aglomerando na frente do palco, às luzes do Tork se apagaram e foi dado inicio do show do IGNITE com as músicas “Ash Return”, “Who Sold Out Now?” e “Anti‐Complicity Anthem”. Após um início até que tímido, o público começou a se aglomerar e foi aberto o primeiro mosh da noite ao som de “Veteran” uma das músicas mais famosas da banda.
Após “Veteran” Eli Santana o atual vocalista banda agradeceu o público ali presente com um baita sorriso no rosto e perguntando se todos estavam prontos para o que ia vir a seguir, e com a deixa do público foi dado início a “Poverty for All” “The Butcher in Me” “Let It Burn”, dando apenas um momento fôlego ao público vieram em seguida mais clássicos da banda, “Bleeding”, “Call Off the Dogs”, “Sunday”, “Bloody Sunday” (Famoso cover de U2), “On the Ropes”, Know Your History”. Nessa altura do campeonato o público já estava delirando, principalmente pela presença de palco absurda da banda e também com Eli Santana que às vezes pulava em meio ao público para cantar fazendo o famoso Crowd Surfing.
Apesar do show energético, alguns fãs ali presentes não estavam preparados para o que iria vir a seguir com a música “Embrace”, onde Brett Rasmussen com seu baixo entrou no meio do mosh, criando um dos momentos mais memoráveis da noite. Após a performance espetacular, IGNITE finalizou a noite com as músicas “Run” e “Live for Better Days”, agradecendo imensamente o público e falando que a noite só estava começando, pois em seguida teria No Fun At All.
Após alguns minutos, a produção preparou o palco para atração principal da noite, onde às 21:30 é dado início ao show do Not Fun At All. Com um setlist repleto de clássicos, a banda iniciou com a energética “Tear Me Down” do seu álbum mais recente e bem recebido, Seventh Wave. Com Tork lotado e um início de show contagiante e com uma enorme roda na frente do palco já na primeira música NFAA não deixou o público na mão já emendando clássicos na banda, em seguida vieram em uma pancada só: “Believers”, “Perfection”, “Growing Old, Growing Cold”, “Your Feeble Mind”, “Mine My Mind”, “In a Rhyme”e “Should Have Known”. Como em um clássico show de punk do início dos anos 90, o público não parou em nenhum momento, com mosh em praticamente todas as músicas e com várias pessoas sendo erguidas para fazer o famoso Crowd Surfing.
Punk Rock Europeu
Após uma pequena pausa, o vocalista Ingemar perguntou se todos estavam bem e se estavam se divertindo, pois o show só estava começando. Foi dado início a energética “Lose Another Friend”, em sequência“The Humdrum Way”, “I Have Seen”, “It’s Not a Problem”, “Strong and Smart”, “Suicide Machine”, “Future Days, Future Nights” “In a Moment” e “Beat ‘em Down”. Após 8 energéticas músicas e alguns clássicos da banda e do punk, chegou a reta final do show, onde os membros agradeceram todo o apoio nesses longos anos e que os shows em Curitiba sempre são energéticos e sempre que possível voltar para o Brasil, sempre vão passar pela capital Paranaense.
Com o público eufórico, foi dado início às últimas músicas da noite “Spirit”, “Wow and I Say Wow” ,“Out of Bounds” , “Beachparty” e encerrando o show com as clássicas “Master Celebrator”, “Catch Me Running Round” e “Where’s the Truth”. Após um show extremamente frenético com mosh em praticamente todas as músicas, a banda deixou o palco com o público gritando “one more song”, porém infelizmente dessa vez devido agenda da banda o pedido de mais uma música não foi atendido. Finalizando o show, alguns fãs que ficaram no local conseguiram tirar fotos e interagir com os integrantes da banda e também com alguns integrantes do IGNITE.
No Fun At All e IGNITE deixaram a noite no Tork n Roll mais quente, empolgante e divertida, mesmo com ambas as bandas já tendo 30 anos de carreira, conseguiram entregar uma performance digna de um show de punk rock do início dos anos 90.
Setlist IGNITE:
- Ash Return
- Who Sold Out Now?
- Anti‐Complicity Anthem
- Veteran
- Poverty for All
- The Butcher in Me
- Let It Burn
- Bleeding
- Call Off the Dogs
- Sunday Bloody Sunday
- On the Ropes
- Know Your History
- Embrace
- Run
- Live for Better Days
Setlist No Fun At All:
- Tear Me Down
- Believers
- Perfection
- Growing Old, Growing Cold
- Your Feeble Mind
- Mine My Mind
- In a Rhyme
- Should Have Known
- Lose Another Friend
- The Humdrum Way
- I Have Seen
- It’s Not a Problem
- Strong and Smart
- Suicide Machine
- Future Days, Future Nights
- In a Moment
- Beat ‘em Down
- Spirit
- Wow and I Say Wow
- Out of Bounds
- Beachparty
- Master Celebrator
- Catch Me Running Round
- Where’s the Truth
Por Eugênio Domingos/Partiu Rolê Cwb
Fotos Anderson Olsen/Partiu Rolê Cwb