A sexta edição da Ópera da Serra da Capivara, um dos festivais mais artísticos e imponentes do Brasil, está programada para ocorrer de 17 a 27 de julho de 2025. O evento, que combina música, teatro, circo, dança, e artes visuais com a majestosa natureza do Sertão do Piauí, será realizado em São Raimundo Nonato e no Parque Nacional da Serra da Capivara, uma Unidade de Conservação Federal de proteção integral ao meio ambiente, com a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas.
Este ano, o festival terá como atração principal o espetáculo teatral “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”. A produção reimagina o clássico “O Fantasma da Ópera”, de Gaston Leroux, adaptando-o ao cenário das cavernas e boqueirões da Serra da Capivara. Sob a direção de arte de Felipe Guerra, a peça integra elementos das tradições locais, com dança, música tradicional e acrobacias, oferecendo uma experiência que une o passado e o presente.
Uma das novidades deste ano é a mudança de local do ato teatral principal para o “Anfiteatro Ancestral”, situado em frente à cortina de pedra. Essa mudança busca acomodar o crescimento do festival e enriquecer a experiência do público, ao mesmo tempo que preserva os sítios arqueológicos e o meio ambiente. Segundo Sádia Castro, Diretora Geral e Idealizadora do festival, a alteração de local revitaliza a experiência cultural, ampliando as possibilidades de produção e celebrando a conexão entre a arte, a história e a natureza.
Os ingressos para a edição deste ano já estão disponíveis no site oficial www.operadaserradacapivara.com.br, com valores a partir de R$215 (meia-entrada solidária mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento) mais taxa administrativa.
Ópera na Cidade
Além da programação principal, o festival promove o “Ópera na Cidade”, na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato. Este evento paralelo oferece diversas atrações artísticas regionais, oficinas, feiras de artesanato e gastronomia local, tudo de forma gratuita e aberta ao público. As oficinas confirmadas para este ano incluem “Empreendedorismo para Mulheres da Caatinga”, “Comunicação Antirracista para os(as) guias turísticos” e “Oficina de Teatro Para Crianças”.
Programação Musical e Oficinas
A programação musical da sexta edição contará com apresentações da cantora e compositora Juliana Linhares, Raíssa Fayet com participação de Diego Moraes, a cantora Céu, o grupo Boi de Piranha, e Mãeana. A programação completa será divulgada em breve no site oficial e nas redes sociais.
Sustentabilidade, Capacitação e Economia Local
O festival também se destaca pelo seu compromisso com a sustentabilidade e o impacto positivo nas comunidades locais. Ações como doação de lixo reciclável, distribuição de ingressos gratuitos para a comunidade, e serviço de transfer para o público são parte das iniciativas para minimizar o impacto ambiental.
Além disso, a Ópera da Serra da Capivara contribui para a economia local, com aumento significativo na demanda por acomodações, alimentos e souvenirs durante o evento. O festival é patrocinado pela Secult – Secretaria da Cultura do Piauí, Sietur – Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo, e Governo do Piauí.
Serviço
Sexta edição da Ópera da Serra das Capivaras
“O Fantasma da Ópera da Serra das Capivaras”
Data: 17 a 27 de julho
Ingressos: Valores a partir de R$215 + taxa adm (meia-entrada solidária mediante entrega de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento) pelo www.operadaserradacapivara.com.br
Patrocínio: Secult – Secretaria da Cultura do Piauí, Sietur – Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo e Governo do Piauí.
Fotos por Divulgação.