Parque em meio à natureza é opção para turismo de aventura

0

O Parque do Cajado, em Salto de Pirapora (SP), é especializado em turismo de aventura e com a proposta de proporcionar experiências que fogem da rotina, fortalecendo os vínculos familiares entre pais e filhos, além de muita diversão e descanso em contato com a natureza.

O parque é um refúgio com 115 mil metros quadrados repleto de mata nativa abriga uma série de atividades de lazer para toda a família na região de Sorocaba (SP).

O local oferece diversas atrações para crianças e adultos, desde opções mais radicais, como arvorismo e tirolesa, até espaço de acampamento, redes, mesas e café para quem prefere relaxar, fazer um piquenique ou simplesmente contemplar o visual.

As atividades contam com monitores e todos os equipamentos de segurança necessários para a realização das atividades.

Dream Swing

Um dos atrativos mais populares é o Dream Swing, também conhecido como Balanço dos Sonhos. Com três alturas de lançamento, que variam entre 1,5 metro e 4,5 metros, o visitante tem a experiência de balançar a uma altura de mais de 30 metros enquanto aproveita a melhor vista do parque, ideal para belas fotos e onde também pode ser apreciado um pôr do sol de tirar o fôlego.

Tirolesa do Lago

Outra opção bastante procurada é a Tirolesa do Lago, que conta com um percurso de 300 metros de extensão sob as árvores e os lagos da propriedade.

O visitante pode escolher entre a modalidade tradicional e a voadora, na qual realiza o mesmo percurso, porém, com o corpo suspenso na horizontal a uma altura de 50 metros.

Para os casais, é proposto realizar o percurso em uma rede, na qual os dois podem curtir juntinhos o cenário do parque.

Arvorismo

Os aventureiros ainda podem participar do arvorismo, a atração mais desafiadora do Parque do Cajado. Apesar dos obstáculos radicais, nos quais o participante é suspenso por fitas de segurança, a atração é indicada para crianças, pois conta com duas opções de percursos: uma para pessoas com altura acima de 1,5 metros e outra para as de menor estatura.

Além das atrações suspensas, o parque também oferece atividades terrestres, como pesca esportiva; tiro ao alvo com arco e flecha ou airsoft, para desafiar a família e amigos; e uma trilha na floresta de nível fácil, com um quilômetro de extensão e duração de 40 minutos.

O percurso é guiado e traz a oportunidade de aprender mais sobre educação ambiental.

O acesso ao Parque do Cajado é por meio de via pavimentada, pela Estrada Dr. Celso Charuri. Para visitar o local é preciso fazer agendamento pelo WhatsApp.

Os visitantes podem selecionar as atrações individualmente ou contratar pacotes com desconto. A propriedade permite ensaios fotográficos profissionais com autorização prévia.

Inspiração do Exterior

Fundado em 2016, o Parque do Cajado nasceu a partir de uma vivência internacional do educador físico Valter Nicolau, de 28 anos.

No período em que cursava a faculdade, em 2013, o jovem participou de um intercâmbio nos Estados Unidos, onde fez uma imersão no universo dos acampamentos e parques naturais.

Com o aprendizado e as referências do modelo norte-americano, o estudante voltou ao Brasil e concebeu o projeto.

“Em diversas regiões dos EUA, existe essa cultura muito forte do turismo de aventura e isso ainda é pouco explorado no Interior paulista. Eu sempre gostei do contato com a natureza e de esportes radicais, e ter um espaço assim era um sonho de infância. Depois de ter estudado mais a respeito, decidi investir nesse projeto ao lado dos meus pais. Nós não só administramos o parque como colocamos a mão na massa, tudo é feito por nós, pensando na sustentabilidade e acolhimento dos visitantes.”, explica Valter.

A abertura oficial ao público ocorreu em 2020, e, desde então, o parque vem lançando novas atrações e planeja expandir a estrutura.

“Temos capacidade para receber até mil pessoas em um único dia. Temos como meta diversificar as atividades de aventura e opções de alimentação, além de hospedagem no local para quem quer ter uma experiência completa.”

 

Fotos: Divulgação.
Compartilhar.

Jornalista chefe, fotógrafo e sócio-proprietário do Partiu Role CWB. Apaixonado por contar histórias de rolês e eternizar memórias através das lentes e textos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exit mobile version
X
X