Entre os dias 11 e 15 de novembro, aconteceu a 14ª edição da Campus Party Brasil.

Considerada uma das maiores experiências de inovação, tecnologia e empreendedorismo, ela atraiu mais de 200 mil visitantes.

Depois de dois anos, o evento voltou ao ser formato presencial. Foram mais de 1.000 palestras, além de diversas atrações, inclusive gratuitas!

Campus Party Brasil
Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil.

Claro que o Partiu Rolê Cwb não poderia deixar de cobrir esse “rolê do conhecimento” que atraiu participantes de todo o Brasil.

Grandes nomes movimentaram a Campus Party 2022

Um dos grandes destaques dessa edição foram as palestras. O evento contou com mais de 1.000 palestrantes de diversas áreas, incluindo tecnologia, educação, empreendedorismo, saúde e inovação.

As apresentações foram divididas em cinco palcos: What’s Next, Login, Artemis lll, GIT/T-800 e CRISPR, que foram posicionados de forma estratégia para facilitar o deslocamento dos visitantes.

Além disso, o evento contou também com dois espaços de workshop, e oito bancadas de comunidades!

Dentre os nomes que foram destaques nesse ano, estiveram Orkut Buyukkokten (fundador da extinta rede social Orkut); Nivy Estephan (apresentadora e host de eSports); Gabe Gabrielle (ex chapeiro do Mc Donald’s que se tornou engenheiro da Nasa) e muitos outros.

A extensa programação de palestras foi uma das coisas que mais chamou a atenção dessa edição.

Para os 12 mil campuseiros que ficaram dia e noite no local, foram 24 horas de vivências incríveis.

Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil, falou com orgulho da movimentação que a feira gera, trazendo pessoas de todos os cantos do Brasil, e até mesmo de fora.

“Nós tivemos caravanas da Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rondônia, Manaus, Santa Catarina e de vários outros lugares do país. Todo mundo para curtir essa imersão tecnológica!”

Empreendedorismo pós-pandemia ganha espaço na Campus Party Brasil

A pandemia foi um baque para todos. A própria CPBR teve uma edição suspensa e outra apenas on-line por conta desse período conturbado que afetou o mundo inteiro,e, com o empreendedorismo, não foi diferente.

Muitos empreendedores, principalmente os pequenos e médios, foram extremamente prejudicados.

Empresas fecharam e muitas ideias morreram no papel antes de terem a oportunidade de gerar resultados.

Contudo, na edição 2022 da feira, pudemos ver um espaço totalmente dedicado para o empreendedorismo, dando nova energia depois desses dois anos difíceis.

Feita em parceria com o Sebrae, a área trouxe desde startups até mentorias.

O analista de inovação do Sebrae, Thiago Cunha, comentou que faz mais de uma década que a entidade privada tem a parceria com a feira.

Nessa edição, uma das principais atrações foi o estande para divulgar o “Desafio Liga Jovem”, que tem como motivo possibilitar que jovens do nono ano e Ensino Médio aprimorem as suas características empreendedoras.

Além dessa ativação, Thiago também comentou sobre as outras ações promovidas dentro da feira.

“Nós temos um conjunto de mentorias e a ‘Fábrica de Empreendedores’, que é um espaço onde os palestrantes falaram sobre a temática em questão e geração de negócios. Também contamos com um conjunto de mais de 80 startups que estiveram expondo aqui, e que vem de diversos lugares.”, explicou o analista de inovação do Sebrae.

Dentro desse espaço em parceria com a entidade, diversos projetos inovadores puderam se apresentar na área “Campus Future”.

São iniciativas que trazer ideias e invenções para solucionar problemas da nossa sociedade.

Dentre eles, nossa equipe teve o prazer de conhecer o “Carcará – Robô Móvel”, que tem como objetivo integrar a tecnologia em prol do meio ambiente.

Ele consiste em uma plataforma que fica submersa em meios aquosos, e que tem como finalidade fazer a captação de resíduos sólidos, como garrafas pets e latinhas.

Ailton Fernandes, professor no Etec Vila Guilhermina que estava representando a ideia, explicou que o robô autônomo também faz a segregação desses materiais.

Ou seja, eles já são separados para serem destinados de forma correta e não poluírem mais mares e rios.

“O Caracará remete à ave que tem esse mesmo nome e que come tudo que encontra no meio ambiente. Partindo dessa ideia, nós criamos o robô, que tem a mesma função que tem como objetivo usar a tecnologia em prol da vida.”, explicou o docente.

Batalha de Robôs esquenta o clima na CPBR14

Falando de robôs, com toda a certeza um dos espaços mais populares da Campus Party Brasil 2022 foi da “RoboCore”.

Além de trazer arenas de batalhas de robôs, a empresa também contou com uma lojinha (que fez a alegria da equipe inteira que resolveu colocar a mão na massa para montar seus autônomos).

Esse sem sombra de dúvidas foi um dos espaços mais aguardados, como o próprio Paulo Lenz, fundador da RoboCore, destacou.

“Foram quase três anos sem ter os combates grandes, com essas arenas maiores e robôs de até 27 KG. O pessoal que participa mesmo estava na ‘fúria’ para voltar e poder participar. Não só com a categoria de combate, mas de todas as outras que nós temos aqui.”, explicou o empreendedor.

Nesse ano, foram mais de 830 competidores, inclusive de fora do Brasil. Além da modalidade de combate, que é uma das mais aguardadas, o espaço também contou com categorias como Sumô (onde as máquinas precisavam empurrar seus adversários para fora da área demarcada); Trekking (categoria de carros autônomos que precisavam identificar o ambiente e fazer o percurso); e Seguidor de Linha (onde os robôs precisam seguir uma linha de maneira autônoma).

Open Campus foi o grande destaque

Sem sombra de dúvidas, o Open Campus, espaço totalmente gratuito para o público em geral, foi o grande destaque para a nossa equipe.

Não apenas por conta da gratuidade que incentiva que as pessoas busquem conhecimento, mas, por conta de todas as atrações dentro do local.

O Campus Kids foi um verdadeiro parque de diversões para a criançada, que pôde desenvolver uma série de atividades e levá-las para cara.

Ver pais, avós, tios, mães e filhos tendo esse contato próximo com a tecnologia, foi motivador.

A criançada pôde desenvolver desde robôs insetos, até óculos de realidade virtual, sem pagar nada por isso.

Com toda certeza, esse pode ter sido o primeiro passo para muitos inventores, cientistas e empreendedores do futuro.

A nossa experiência com a Campus Party foi enriquecedora, mostrando como o nosso Brasil tem muito a oferecer em várias áreas.

Mais do que isso, mostrou que, com incentivo, e espaço para expor ideias, é possível ter grandes resultados.

Arena de Drones trouxe corrida, workshops e até futebol aéreo

Dentro do espaço “Open”, os visitantes também puderam passar pela Arena de Drones. Já tradicional na feira, o local ofereceu diversos workshops onde foi possível aprender mais sobre essas máquinas voadoras, e até mesmo ter as primeiras lições de pilotagem.

Além disso, dentro desse espaço também ocorreu a corrida de drones, que mostrou toda a habilidades dos pilotos.

Nessa edição, os participantes ainda puderam contar com uma novidade, que foi o FutDrone, uma espécie de simulação de partida de futebol onde quem visitou a feira pôde pilotar o equipamento com o objetivo de colocá-lo dentro do gol.

Laboratório CRISPR mostra que o futuro está mais próximo do que imaginamos

Outro grande destaque da área Open foi o Laboratório CRISPR, que mostrou como muitos conceitos que consideramos futuristas, na verdade estão bem mais perto de se tornarem realidade. Os visitantes tiveram uma verdadeira imersão dentro do universo celular.

Eles puderam ver de perto a aplicação de células tronco, neurológicas e tumorais. Além disso, o espaço apresentou uma impressora biológica, que imprimiu carne baseada em plantas, uma inovação que promete revolucionar o mercado de alimentos.

Particularmente, acreditamos que esse evento precisa de cada vez mais visibilidade. Isso porque, ele mostra que a ciência e a tecnologia não são coisas de “filme” ou estão tão longe da realidade que se tornam inacessíveis.

Pelo contrário, elas estão no nosso dia a dia, ao nosso redor, e com o devido espaço, podem mudar totalmente a nossa sociedade.

Aproveite para conferir o vídeo onde mostramos como foi o evento!

 

Repórter: Camile Kogus.
Fotos: Fernanda Goularte.
Compartilhar.

Jornalista chefe, fotógrafo e sócio-proprietário do Partiu Role CWB. Apaixonado por contar histórias de rolês e eternizar memórias através das lentes e textos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exit mobile version
X
X