O ID_BR trouxe, pela primeira vez, um importante debate para a Cidade do Rock, por meio da campanha “Toca meu coração”, que trata sobre os impactos do racismo na sociedade e no cenário musical.
O Instituto Identidades do Brasil, organização que atua na aceleração da promoção da igualdade racial no Brasil, está fazendo história na 9ª edição brasileira do Rock in Rio, que começou no dia 02 de setembro.
O Instituto trouxe, pela primeira vez, um importante debate para a Cidade do Rock, por meio da campanha “Toca meu coração”, que trata sobre os impactos do racismo na sociedade e no cenário musical.
Em uma ação pioneira, pois se trata da primeira vez que o maior festival de música e entretenimento do mundo conta com um local exclusivo para falar sobre diversidade racial, o ID_BR está presente com o espaço ‘Identidades’, localizado em um ponto estratégico perto do Palco Mundo, gratuito e aberto ao público.
O cenário instagramável tem como inspiração grandes festivais e nomes negros e indígenas da música.
O ID_BR preparou também uma programação especial de talks que oferecem discussões sobre assuntos como “Liberdade é não ter medo: o papel da música, das artes e cultura nas lutas por direitos civis e defesa da liberdade”, “Nós somos a terra: A música em defesa do meio ambiente”, “Eu não vou sucumbir: O legado de Elza Soares”, entre outros.
As conversas, que são feitas em colaboração com o Rock in Rio Humanorama, têm mediação de Luana Génot, diretora-executiva e Tom Mendes, diretor-financeiro do instituto.
“Nós queremos tocar o coração de todos, e, por isso, o ID_BR e o Rock in Rio Brasil se uniram pela primeira vez para somar e ecoar nossas vozes pela educação antirracista. Durante o festival queremos conscientizar o público sobre a importância da promoção da igualdade racial, além de dialogar sobre os caminhos para acelerá-la.”, declarou Luana Génot, fundadora do ID_BR.
O ID_BR também criou a guitarra inédita “Sim à Igualdade Racial”, que será usada em eventos musicais do Instituto.
Em formato de coração, o instrumento está sendo usado por artistas que se apresentarão no evento, em prol de levar a mensagem da igualdade racial, e, posteriormente, será leiloado para gerar fundos para ações de educação promovidas pela organização.
“Ao ecoar diversas vozes e fazer circular a Guitarra Sim à Igualdade Racial, queremos fazer história, tocar corações, reforçar e visibilizar as potentes narrativas de protagonismo negro e indígena. Há lugar para todas as narrativas no palco da igualdade, sim!”, concluiu Tom Mendes.
O espaço “Identidades” tem a parceria de Americanas, Marvel, Som Livre e Diageo (Smirnoff).