A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara reajustou, no dia 1º de fevereiro, a Taxa de Turismo Sustentável (TTS). Segundo a Secretaria de Finanças do Município, o valor da taxa será R$ 41,50 por visitante e utilização até dez dias.
Ainda de acordo com a gestão municipal, caso exceda o período de dez dias, será cobrada o excedente por dia no valor de R$ 4,15 por visitante, por dia de permanência.
A prefeitura lembra ainda da importância de agilizar e antecipar o atendimento e emissão do DAM e voucher no site oficial da Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara ou nos postos de atendimento fiscal.
Eleita o segundo melhor destino do país
Em dezembro de 2022, Jericoacoara ficou entre os dez destinos mais procurados pelos turistas em sites de busca na internet.
Eleita a segunda melhor praia do Brasil, Jericoacoara tem sido muito procurada pelos praticantes de esportes náuticos.
No período de Natal e Réveillon do ano passado, o movimento em Jeri foi 30% superior em relação a 2021. Os hotéis ficaram com 80% de lotação.
Taxa de Turismo
A Taxa de Turismo, também conhecida como Taxa de Preservação Ambiental (TPA), é uma tarifa municipal paga pelos visitantes de determinadas regiões do Brasil, para garantir a preservação e a manutenção das atrações turísticas do destino, como museus, construções históricas e reservas ambientais.
Essa taxa pode ser incluída diretamente no valor da hospedagem, onde o valor é calculado com base no número de dias de permanência, no embarque ou desembarque dos meios de entrada da cidade, e, até mesmo, de maneira eletrônica, como é o caso de Ubatuba que implementou radares em pontos estratégicos da cidade para realizar essa cobrança.