Com mais de 40 anos de estrada e sendo considerada uma das bandas mais icônicas da cena do punk/hardcore mundial, o The Exploited se apresentou em Curitiba, dia 04 de dezembro (domingo), no Basement Cultural.
A banda escocesa, foi fundada no final dos anos 1970 pelo vocalista Wattie Buchan e se tornou uma das mais influentes e importantes do cenário punk, com músicas e letras agressivas, contestando a corrupção política, a violência da polícia, as guerras, a religião, entre outros tópicos politizados.
Na formação atual, contou com a presença enérgica do baixista Irish Rob, Gav na guitarra e na bateria Willie Buchan (irmão do vocalista Wattie Buchan).
O setlist foi composto por diversos clássicos, onde a banda tem como seus álbuns principais, Punk’s Not Dead (1981), Troops of Tomorrow (1982), Let’s Start a War (1983), além do mais recente, Fuck The System (2003).
A casa abriu os portões as 14h, e o primeiro show teve início às 15h, onde tivemos diversas atrações que complementaram o line-up e devido à variedade de estilos, contou com a presença de muitos fãs.
Line-up
• 15:00h – Portas;
• 16:00h – Royal Rage;
• 16:50h – Repudiyo;
• 17:40h – Hammurabi;
• 18:40h – Manger Cadavre?
• 19:40h – Necrotério;
• 21:00h – The Exploited.
Algumas observações pontuais sobre as bandas que compuseram o festival, tivemos a presença da banda paulista Manger Cadavre?, onde misturam Metal, Hardcore e Crust.
De Curitiba, a banda Repudiyo representou o Hardcore de protesto, Royal Rage destruiu tudo seguindo a linha do Thrash Metal e a banda San La Muerte apresentou um Metal vigoroso com letras em espanhol.
Os curitibanos da Necrotério fecharam a noite, trazendo um som death metal/grindcore pesado.
Nesse momento tivemos uma pausa para montagem dos equipamentos e passagem de som, onde devido ao calor, a galera toda saiu para a área externa da casa de show para dar uma respirada, tomar uma cerveja e trocar uma ideia com os amigos.
Após a passagem de som, The Exploited entrou em cena, e em um dos momentos da apresentação, o Wattie saiu para trás do palco e o baterista Willie tomou as rédeas do show, onde chamou alguns fãs para cima do palco levando o público à loucura, após isso, Wattie voltou e encerrou o show cantando mais alguns clássicos nessa noite memorável.