O TIM Music Rio é uma realização da reconhecida como grande apoiadora de eventos de música no Brasil, a TIM.
O maior festival gratuito de música do Brasil acontecerá nas areias da Praia de Copacabana nos dias 7, 8, 14 e 15 de maio, e será o primeiro com entrada franca após o relaxamento das medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19.
Nomes como IZA, Xamã e Seu Jorge prometem agitar o público, em uma inciativa democrática, com line-up diverso e ações focadas na promoção da inclusão e uso da tecnologia no mercado de entretenimento.
“Nosso último evento antes da pandemia foi, justamente, o Verão TIM, no início de 2020. Por isso, retomar esse festival agora é muito simbólico. A ideia é promover o reencontro dos cariocas com a música grátis na praia, algo que é tão tradicional na cidade e que também conversa muito com a nossa estratégia de marca, que tem a música como pilar de conexão com as pessoas, além da diversidade como um dos nossos valores.”, comenta Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising & Brand Management da operadora.
A empresa acabou de realizar o TIM Music Noites Cariocas, é patrocinadora oficial do Rock in Rio e tem outras ações programadas ao longo de 2022.
“Retomamos a nossa agenda de eventos com toda a cautela necessária, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Queremos proporcionar a volta das experiências ao vivo de forma segura e incentivar o setor de ‘live entertainment’, que vive uma grande transformação.”, acrescenta a executiva.
Quatro dias de muita música na praia
O TIM Music Rio vai presentear cariocas e turistas com apresentações que destacam a pluralidade e a efervescência da nova cena da música brasileira.
O local escolhido reflete a proposta democrática e inclusiva do festival: a Praia de Copacabana, que há gerações recebe diferentes manifestações culturais.
O palco estará localizado na altura do Posto 4 – em frente à Rua Constante Ramos, com fácil acesso à estação Siqueira Campos do metrô – e os shows acontecerão sempre a partir de 16h.
Na estreia, dia 7 de maio, Seu Jorge promete animar o público com sucessos como “Burguesinha”, “Mina do Condomínio” e “Final de Semana”.
No dia seguinte, é a vez de uma das sensações do rap nacional, Xamã se apresentar ao lado de duas das principais vozes femininas da atualidade: Luísa Sonza e Majur.
Já no segundo final de semana, no dia 14, será a vez da representatividade de Criolo e Liniker invadir a praia com um show potente e repleto de simbolismos.
Quem encerra o festival, no dia 15, é a cantora IZA, que também é embaixadora da TIM. A direção artística do TIM Music Rio é assinada por Zé Ricardo.
Além dos shows principais, o TIM Music Rio contará com uma programação de festas que agitam a noite carioca. Após cada show, o público continuará embalado por boa música, transformando as areias de Copacabana em uma grande pista de dança.
No dia 7, o agito será encerrado com a festa Auê. Já em 8 de maio, será a vez do DJ Zédoroque e o Baile do Sadam. No segundo final de semana, os destaques serão as festas Segue o Baile, comandada por Zé Ricardo, dia 14, e A Lei Natural dos Encontros, com Lucio Mauro Filho e Pedro Baby, dia 15.
“O TIM Music Rio é um presente para cariocas e turistas. Queremos que as pessoas ocupem o espaço público e possam ter entretenimento de alto nível, que em nada deve a festivais pagos, com estrutura e organização. A programação traduz no palco o que esperamos na plateia: diversidade, inclusão e democratização do acesso à arte. Esse evento materializa nossa crença de que cultura e entretenimento devem estar ao alcance de todos, sem distinção.”, conta Rafaello Ramundo, fundador da Novo Traço e idealizador do festival.
Ele destaca ainda o papel social da ação em um momento de retomada do setor de eventos: “Um festival deste tamanho gera emprego e renda para toda uma cadeia produtiva, que inclui desde quem está nos bastidores até os trabalhadores informais, todos fundamentais para o evento acontecer.”
A questão social é também um ponto de destaque para a TIM. Além de promover um evento democrático, sem cobrança de ingressos, a operadora buscou reforçar valores importantes da marca no TIM Music Rio.
A diversidade e a inclusão, que permeiam as ações da companhia, estão presentes no line-up com representatividade de gênero, raça e a presença de uma mulher trans. A empresa também quer destacar sua inovação, com experiências tecnológicas no festival, incluindo ações com a rede 5G.
Outro destaque é o projeto desenvolvido pela Novo Traço especialmente para o festival, que recrutou e treinou 150 vendedores ambulantes, moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Em uma iniciativa inédita, esses profissionais serão remunerados com diárias de trabalho, além do valor total arrecado com suas vendas. Por meio de parceria e interlocução com o poder público, o TIM Music Rio contará também com as estruturas de um Juizado de Infância e Juventude, uma Delegacia Móvel e terá esquema especial de funcionamento do metrô, para maior conforto e segurança do público.
O TIM Music Rio conta ainda com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
“A retomada dos shows na nossa orla, de forma gratuita, acessível e democrática para todos mostra o compromisso do Governo do Estado, através da Lei de Incentivo à Cultura, de promover ações para todos os públicos e reforça ainda mais o caráter inclusivo que buscamos adotar. Esta é a cara do Rio de Janeiro. É a cultura fluminense em sua essência, tão representativa e potente, que nesta retomada das ações promove a cultura em todos os ambientes.”, destaca Danielle Barros, Secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.