Quando um grupo de hippies chegou nos anos 1970 em Trancoso (BA), e resolveu ficar, a comunidade local foi se misturando e abriu um caminho sem volta.
O resultado é um dos destinos mais admirados e desejados do mundo. As raízes de Trancoso estão profundamente conectadas com a natureza, a importância vital da preservação dos entornos e a valorização do turismo mais consciente e sustentável é uma luta sem trégua dos empresários sonhadores engajados da região.
Trancoso é um dos poucos lugares no Brasil – talvez o único – que reúne uma exuberância natural, uma comunidade forte, praias e rios a perder de vista, uma bela estrutura de hotéis e uma gastronomia sólida e consistente. Come-se muito bem em Trancoso.
Nesse canto icônico, a culinária tradicional baiana se mistura com influências africanas, indígenas, portuguesas e de todo o mundo.
Confira abaixo um belo roteiro gastronômico para saborear na cidade:
Capim Santo
A história da família de Sandra Marques e Fernando Leite é inspiradora. Desde que chegaram ao vilarejo em 1981, dedicam seu tempo e energia para receber e servir pessoas que escolheram Trancoso como destino.
Hoje essa verdadeira instituição trancosense é conduzida pelos filhos com um amor que transborda fronteiras e um restaurante que enche praticamente todas as noites do ano.
Uxua
O hotel de Wilbert Das e Bob Shevlin sonha alto quando o assunto é gastronomia. Nos últimos anos, apostaram em diversos projetos como o Uxua Roça, uma agrofloresta de 18 hectares que serve como quintal aos cozinheiros.
Quer seja no bar de praia, quer seja no restaurante do quadrado, a comida do Uxua faz uso de ingredientes orgânicos e sustentáveis, serve deliciosos pratos e lembra sempre a comunhão com o entorno.
A chegada recente do chef Guilherme Gerard deve render belas novidades no cardápio que segue uma linha glocal, um modo de valorizar o aspecto local abraçando o mundo.
São João Batista
O cantinho do chef Paulo Sitolini no centro de Trancoso é uma graça. Aqui, ele fermenta feliz uma massa de pizza absolutamente perfeita que vai ao forno coberta com os melhores ingredientes da região.
O resultado? Uma pizza que supera as expectativas. No mesmo lugar, ao mesmo tempo, o jovem e talentoso chef se diverte fazendo hambúrgueres que atingem o mesmo patamar. Um lugar para jantar despretensiosamente e sempre.
Cala & Divino
Neide, também conhecida como Neidoca, cuida das panelas do Cala & Divino há mais de dez anos. A baiana de 44 anos começou a cozinhar cedíssimo com sua mãe Dona Duzinha e aprendeu o que nenhuma receita ensina: o amor pela comida.
Ir até a Praia do Espelho e provar a comida da chef é simplesmente um privilégio. O arroz de polvo é seu prato predileto, mas tudo que vem calorosamente à mesa é imperdível. É uma experiência autêntica da cozinha brasileira que amamos.
Tartarugas
O cenário da falésia impressiona. Aqui, estamos literalmente suspensos pela beleza do mar azul do sul da Bahia. Passar o dia na Praia das Tartarugas tem algumas ousadias: Bons coquetéis e vinhos nas barracas de praia para começar, comidas bem temperadas do chef Paulo Sitolini – citado acima no São João Batista – para seguir, mesa espetacular com vista para o oceano, sons do vento, descanso e relax à beira-mar.
Floresta
Idealizado por Fernando Droghetti, bem conhecido como Jacaré, o Floresta é um restaurante que impressiona por sua beleza e sua culinária.
Dona Jandira é fiel à cozinha brasileira de roça, de fazenda, de floresta. Instalado no meio de um imenso seringal, o lugar é ideal para um curtir almoço em paz, sem pressa, com boa música brasileira e um bufê farto que acolhe todos os gostos.
Maritaca
Sentar às mesas do Maritaca é sempre uma delícia. O restaurante tradicional de Trancoso agrada com seu ambiente arejado, sua atmosfera viva e seu cardápio eclético.
As pizzas de massa fininha são conhecidas e deliciosas, mas você pode se surpreender também com outros pratos. Há mais de duas décadas, Maritaca é um restaurante casual que cai bem entre amigos.
Jaca do Brasil
Uma boa ideia no início ou fim da noite é sentar no bar do Jacaré para tomar um coquetel preparado pela Talita Simões – ela que sempre anda de olho e por perto.
Os deliciosos sofás, a música e todo conjunto é singular e cheio de aconchego. O restaurante situado na entrada do Quadrado vive cheio e movimentado, isso é sempre um bom sinal para quem gosta de comer bem.
Ginger Bar
Instalado no beco do quadrado numa charmosíssima casinha, o Ginger Bar é um lugar cool para beber e comer também. São pouquíssimos lugares, ao chegar procure pela Ana que saberá conquistar qualquer amador de coquetéis e explicar o cardápio de comidas deliciosas com influências asiáticas.