Dentre os diversos tipos de turismo que existem atualmente, um dos mais antigos e mais procurados é o turismo de saúde ou de bem-estar.
Ele passou a ser ainda mais comentado em tempos de pandemia, quando ir para um local em que não há aglomerações se tornou uma das melhores escolhas. Mas, você sabe o que é turismo de saúde?
O que é Turismo de Saúde?
O turismo de saúde ou de bem-estar nada mais é do que, na verdade, uma modalidade em que o viajante busca locais em que possa cuidar de sua saúde tanto física quanto mental; buscando, como o próprio nome diz, uma sensação de bem-estar.
Desse modo, é comum que as pessoas se interessem por locais onde possam ser realizadas meditações, tratamentos holísticos, estéticos, hospitalares de medicina alternativa, dentre outros.
Como já foi mencionado, essa modalidade turística já existe no Brasil há um tempinho, mas vem se tornando cada vez mais procurada à medida que a sociedade se torna cada vez mais doente em diversos aspectos, principalmente emocional.
Um bom exemplo histórico para ilustrar o quão antiga é essa prática, é o Circuito das Águas, no Estado de Minas Gerais, conhecido por suas águas com propriedades terapêuticas.
Esse roteiro, além de ser muito procurado atualmente, já era bastante conhecido desde a época imperial, quando centenas de pessoas se deslocavam para o tratamento de diversas enfermidades nessa região.
Onde realizá-lo?
Alguns principais destinos do turismo de saúde são as grandes cidades, como São Paulo e outros expoentes dos Estados Unidos e Europa, onde se encontra tratamento médico extremamente tecnológico. Contudo, o turismo de saúde e bem-estar não se resume somente a isto.
Sendo assim, o Circuito das Águas continua sendo um grande atrativo pelas águas terapêuticas, assim como Poços de Caldas. Além disso, cidades em que são oferecidos serviços de Spa, como o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves e em diversas cidades do Nordeste, também chamam a atenção de muitos turistas por permitir um descanso mental e físico.
Por fim, há opções de locais de meditação, que permitem uma grande conexão do turista consigo mesmo, e que também são excelentes opções para quem busca a sensação de bem estar, como templos em alguns países asiáticos e até mesmo no Brasil.
Contudo, é importante ressaltar que nosso país ainda precisa investir fortemente nessa modalidade tão procurada e que garante a saúde de todos que a procuram.