Salvador, a Capital do Estado da Bahia no Nordeste do Brasil, é conhecida pela arquitetura colonial portuguesa, pela cultura afrobrasileira e pelo litoral tropical.
O bairro do Pelourinho é seu coração histórico, com vielas de paralelepípedo terminando em praças grandes, prédios coloridos e igrejas barrocas, como São Francisco, com trabalhos em madeira revestidos com ouro.
A Cidade Alta corresponde ao Centro Histórico de Salvador. É o maior conjunto arquitetônico barroco fora da Europa e abrange o Pelourinho, o Terreiro de Je30sus e a Praça da Sé. Saiba mais
A Cidade Baixa compreende ainda os bairros que cresceram a partir da orla banhada pelas águas da Baía de Todos os Santos: Água dos Meninos, Comércio, Calçada, Roma, Boa Viagem, Mont Serrat, Bonfim, Ribeira e Paripe.
Na orla de frente para o mar aberto estão as praias dos bairros que se desenvolveram a partir da Cidade Alta, numa faixa que vai do Farol da Barra até Itapuã. Saiba mais sobre a Cidade Baixa
O Elevador Lacerda, traço de união entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa
As cidades Alta e Baixa estão interligadas pelo Elevador Lacerda (Praça Municipal/Conceição da Praia), pelos Planos Inclinados do Gonçalves (Praça da Sé/Comércio), do Pilar (Santo Antônio Além do Carmo/Comércio) e Liberdade (Liberdade/Calçada) e por ladeiras, muitas ainda calçadas com paralelepípedos.
Religiosidade
A religiosidade é levada a sério, como se vê claramente nas manifestações populares. As igrejas e os terreiros se espalham em toda a cidade e os pais-de-santo (babalorixás) e mães-de-santo (ialorixás) são reverenciados como chefes de Estado.
Salvador tem mais de 365 igrejas. Nos dias de festa, milhares de pessoas acompanham cortejos para celebrar seus santos.
Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos.