Uma das bandas mais conhecidas do rock nacional, Ultraje a Rigor chega a Curitiba para show no dia 15 de abril de 2023.
O show está programado para acontecer no Teatro Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300) a partir das 21h15.
Ingressos à venda pelo site Disk Ingressos. R$ 90 (meia) a R$ 580 (inteira).
O grupo Ultraje a Rigor começou como uma banda de covers, principalmente de Beatles, punk rock e new wave.
A primeira formação, composta por Roger, Leôspa, Sílvio e Edgard Scandurra, começou fazendo pequenos shows em bares e danceterias.
A banda passou por uma sucessão de nomes como Pimenta do Reino, The Littles, The Shittles e Fim da Picada, até que em 1982, decidiram que o nome da banda seria Ultraje a Rigor, um trocadilho com a expressão “traje a rigor”.
Roger, inicialmente, havia pensado em batizar a banda apenas como “Ultraje”, mas Edgard, quando perguntado a respeito do nome, ouviu errado e perguntou: “Hã? Como é? Que traje, o traje a rigor?”. O trocadilho fez sucesso e o nome Ultraje a Rigor foi adotado.
Em pouco tempo, Silvio deixou a banda e foi substituído por Maurício Defendi. Em abril de 1983, a nova formação participa do primeiro show da banda apenas com composições próprias, que foi realizado no Teatro Lira Paulistana, sendo parte de um projeto chamado Boca no Trombone.
Após alguns shows, a banda assina um contrato de gravação com o produtor Pena Schmidt, que fazia parte da WEA e que na época estava contratando vários grupos para gravadora, como Ira! (do qual Edgard fazia parte) e os Titãs.
O Ultraje então grava seu primeiro single, Inútil/Mim Quer Tocar, que, por problemas com a censura, não foi liberado até outubro daquele ano.
Edgard, já membro do Ira!, encontrou-se impossibilitado de continuar a dividir seu tempo entre duas bandas e optou pela segunda.
Carlo Bartolini, conhecido como Carlinhos, foi chamado para seu lugar. Em 1984, com a nova formação, o Ultraje grava seu segundo single, Eu Me Amo/Rebelde Sem Causa.
A primeira canção teve relativo sucesso, incentivado pela coincidência de seu refrão com o de Egotrip, da Blitz. A segunda música, porém, foi determinante para o sucesso da banda desde que começou a ser executada, em janeiro de 1985.
O primeiro LP da banda, Nós Vamos Invadir Sua Praia, lançado alguns meses mais tarde, fez grande sucesso. Foi o primeiro LP de rock no Brasil a ganhar Disco de Ouro e Disco de Platina.
A maior parte das músicas teve grande sucesso no airplay, e a banda quebrou recordes de público em diferentes locais em todo o país, como o Canecão, no Rio de Janeiro.
No final daquele ano, a banda se apresentou juntamente com Roberto Carlos no seu programa especial de final de ano da Rede Globo.
No início de 1986, o Ultraje lança um extended play chamado Liberdade Para Marylou, com uma versão remixada de Nós Vamos Invadir Sua Praia, a canção inédita Hino dos Cafajestes e uma versão de Marylou em ritmo de carnaval.
Embora tenha sido bastante tocada nos bailes de carnaval da época, ela não teve sucesso comercial, pois de acordo com Roger: “Descobrimos que foi um erro estratégico deles (Warner Music), porque os jovens, que é a galera que ouvia nosso som, não compravam compactos.”
Em 1987, durante as gravações do novo LP, Sexo!!, Carlinhos (com a possibilidade de uma mudança para Los Angeles para formar sua própria banda) deixou a banda e Sérgio Serra o substituiu.
O segundo álbum foi tão bem sucedido quanto o primeiro, com ele também alcançando Disco de Platina e tendo a canção Eu Gosto de Mulher atingindo um máximo de #96 no Hot100Brasil.
A formação atual do Ultraje a Rigor é Roger Moreira (voz e guitarra); Mingau (baixo e vocais); Bacalhau (bateria e vocais) e Marcos Kleine (guitarra e vocais).
Fotos: Reprodução.