Um Sonho Cultural: Agrupa Cultura celebra dois anos de atividades artísticas em Curitiba

A Agrupa Cultura, idealizada por Luiza Gutjahr e Marina Barancelli, celebra no dia 26 de novembro dois anos de dedicação à promoção do audiovisual, teatro, música e atividades culturais em Curitiba

A Agrupa Cultura, idealizada por Luiza Gutjahr e Marina Barancelli, celebra no dia 26 de novembro dois anos de dedicação à promoção do audiovisual, teatro, música e atividades culturais em Curitiba. A iniciativa, que movimenta a economia criativa local, também conecta a produção artística da cidade ao cenário global.

A casa Agrupa Cultura ganha novo endereço para comemorar os dois anos de existência de trabalhos voltados à arte e à cultura. Foto de Júnior Motta.

Criada em 2022, a Agrupa surgiu da necessidade de suas fundadoras, Marina Barancelli, curitibana, e Luiza Gutjahr, natural do Rio Grande do Sul, de encontrar espaço para atuar no mercado cultural. Após concluírem um curso de artes e enfrentarem dificuldades no mercado tradicional, decidiram produzir o curta-metragem MoonRiver. Essa experiência deu origem ao espaço físico que batizaram de Agrupa, projetado para valorizar e expandir suas produções artísticas.

Localizada no centro histórico de Curitiba, a Agrupa é descrita por suas criadoras como um espaço onde tradição e modernidade se encontram. A proposta é não apenas produzir conteúdos culturais, mas também criar um ecossistema em que arte e cultura sejam ferramentas de transformação, moldando um futuro mais conectado e acessível.

A estrutura da Agrupa Cultura

Dividida em quatro núcleos principais — Espaço Físico, Teatro, Música e Audiovisual — a Agrupa Cultura se consolidou como um ponto de encontro para artistas e entusiastas da cultura.

1. A2C – Espaço Físico

Todos os ambientes são elaborados com muito cuidado para todos que vem fazer parte dos trabalhos realizados no espaço Agrupa Cultura. Foto de Júnior Motta.

O núcleo oferece cursos, palestras e workshops que promovem aprendizado e troca de ideias. Inspirado em cafés e salões de arte do passado, o espaço combina criatividade e colaboração, recebendo eventos formativos como:

“Desvendando os Segredos da Audição”, com Fabi Bang, renomada atriz de teatro musical;

“Curso Ator em Foco”, com Jaciara Rocha, preparadora de elenco.

2. The ACT – Teatro

Na foto de Marina Barancelli, a primeira Improfest de Curitiba: TILT, que tem no improviso teatral o foco do encontro.

O braço teatral da Agrupa é voltado para produções que exploram temas contemporâneos e valorizam experimentações artísticas. Destaques incluem:

•Participação no Fringe do Festival de Curitiba 2023, com oficinas que atraíram cerca de mil participantes;

•Realização do TILT, a primeira Improfesta de Curitiba, que promoveu o improviso teatral com grupos renomados como os Improssíveis.

3. AG.ENT – Audiovisual

A atriz Kethlen Souza em cena do curta “Rapsódia em Azul” na foto de Paula Lebois.

O núcleo audiovisual desenvolve filmes, séries e videoclipes, com enfoque na diversidade cultural e viabilidade comercial. Entre as produções, destacam-se:

“Rapsódia em Azul”, curta-metragem que aborda o racismo no balé clássico, financiado pela Lei Paulo Gustavo;

“MoonRiver”, o primeiro projeto independente da Agrupa, selecionado para festivais internacionais como o Alternative Film Festival (Canadá) e o New York Film and Actor Awards.

Além disso, a Agrupa promoveu em 2024 a 1ª A3C – Mostra Audiovisual, exibindo 15 curtas-metragens e destacando categorias como ficção, animação e produções universitárias.

4. AG Music

Da esquerda para direita: Augusto Santana , Johny, Mauro Igna da Banda Parque Sete; Marina Barancelli; Cadu Albu e Zak Beatz da Banda Soul Ébano e Luiza Gutjahr. Foto de Júnior Motta.

No setor musical, a Agrupa gerencia artistas, realiza eventos e produz gravações. Em 2024, lançou o selo AG Records, com destaque para o single “Depois a Gente Conversa”, da banda curitibana Parque Sete. O selo se diferencia por apoiar talentos emergentes e promover diversidade musical.

Dois anos de impacto cultural

Desde sua criação, a Agrupa Cultura já realizou mais de 30 eventos e promoveu mais de 20 cursos, consolidando-se como um agente de transformação cultural em Curitiba. O aniversário de dois anos será marcado pela inauguração de um novo espaço no centro histórico da cidade, reafirmando o compromisso da iniciativa com a arte brasileira.

Sobre as fundadoras

Marina Barancelli é diretora, produtora, atriz e arquiteta, com formação pela UFPR e especialização em artes cênicas em instituições como o Instituto Stanislavsky e a National Youth Film Academy de Londres. Já trabalhou em produções nacionais e internacionais, com destaque para os filmes Alice Júnior 2 e MoonRiver.

Luiza Gutjahr, atriz e produtora cultural, é graduanda em Artes Cênicas pela Universidade Estadual do Paraná (FAP). Com experiência em grandes produções, como o Natal Luz de Gramado, Luiza também idealizou o musical Happy Days, que foi um sucesso de público no Teatro Guaíra.

Dois anos de trabalhos realizados pela Agrupa Cultura, empresa criada por Luiza Gutjhar e Marina Barancelli, sócias, amigas, artistas e empreendedoras.

Com dois anos de trajetória, a Agrupa Cultura continua expandindo suas atividades, fortalecendo a cena cultural de Curitiba e levando suas produções para o cenário internacional. A celebração do aniversário reflete o compromisso contínuo de Marina e Luiza em transformar a arte em uma força de mudança social e cultural.