O lendário Orient Express, que faz parte do Grupo Accor, após 140 anos do lançamento de seus primeiros trens de luxo, continua com a inauguração do maior veleiro do mundo: o Orient Express Silenseas.
Essa revolução na história dos mares é um empreendimento ambicioso, que supera os limites do que é possível.
Além disso, o Silenseas é resultado de uma parceria francesa importante entre a Accor, líder mundial em hotelaria, e a Chantiers de l’Atlantique, empresa de construção naval. Assim, o extraordinário iate à vela do futuro, com interiores surpreendentes, iniciará suas viagens em 2026.
“Com o Orient Express Silenseas começamos um novo capítulo em nossa história, levando a experiência e a excelência das viagens de luxo e transpondo-as para os mares mais bonitos do mundo. Este excepcional iate à vela, com raízes na história do Orient Express, oferecerá espaços de design refinado e serviços incomparáveis, relembrando a era de ouro dos cruzeiros míticos.”, adiantou Sébastien Bazin, Chairman e CEO da Accor.
“A inovação está no coração deste veleiro ultramoderno, que revolucionará o mundo marítimo com novas tecnologias para enfrentar os desafios atuais de sustentabilidade. É um barco projetado para tornar os sonhos uma realidade e uma vitrine do melhor savoir-faire francês.”, complementou Bazin.
Silenseas: “Navio de referência em termos de operação e design ecológicos”
“Com uma carta de intenção assinada para a encomenda de dois navios, Chantiers de l’Atlantique tem o orgulho de anunciar uma nova era na indústria de construção naval com o Silenseas. Este conceito, nascido em nossos escritórios de design em 2018, é o ápice de nosso savoir-faire no setor, desde a construção de cascos sofisticados ao design de espaços luxuosos.”, afirmou Laurent Castaing, managing diretor da Chantiers de l’Atlantique.
“Além disso, a instalação de três sondas SolidSail, um revolucionário sistema de propulsão eólica de 1.500 metros quadrados, para o qual desenvolvemos e testamos um primeiro protótipo, contribuirá significativamente para a propulsão do navio. Combinado com um sistema de propulsão híbrido movido a gás natural liquefeito (GNL), o Silenseas vai se tornar o navio de referência em termos de operação e design ecológicos.”, comentou Laurent.
Veja como surgiu a ideia do Orient Express Silenseas
Georges Nagelmackers, em 1867, embarcou nos navios transatlânticos que ligavam a Europa à América e partiu em uma viagem de descoberta para os Estados Unidos. Encantado pela imponência destes enormes barcos, o fundador dos comboios Orient Express conheceu as luxuosas suítes dos viajantes, com a sua suntuosa e rica decoração, adornada com marchetaria excepcional.
Além disso, ele experimentou a cena social dos restaurantes e o ambiente singular dos salões, bibliotecas e locais de entretenimento. Mais tarde, essa experiência de viagem marítima inspirou o lançamento, em 1883, de seu agora lendário trem, o Orient Express.
Como será o Silenseas
Tendo como referência a Era de Ouro da Riviera Francesa, o Orient Express Silenseas demonstrará o período glorioso em que escritores, pintores, artistas, princesas e estrelas de cinema passavam um período entre alguns locais famosos.
Como Monte-Carlo, as praias de Saint-Tropez, Cap d’Antibes e Cannes, com sua famosa Croisette. Dessa forma, descobriram um requinte com tons de despreocupação e joie de vivre, realizando “escapadas” extremas.
Também, com 220 metros de comprimento e uma tonelagem de 22.300 UMS, o Orient Express Silenseas terá 54 suítes, medindo 70 m² cada, em média.
Incluindo uma suíte presidencial monumental de 1,4 mil m² (com direito a terraço privativo de 530 m²). Além de duas piscinas, sendo uma delas olímpica, dois restaurantes e speakeasy bar.
Assim, a embarcação celebrará a Arte de Viajar à la Orient Express: esplendor do luxo, conforto absoluto e dos sonhos.
Ainda, o Orient Express Silenseas, em homenagem aos artistas e à cultura, convidará os viajantes a vivenciarem espetáculos incríveis no seu Anfiteatro-Cabaret. Além disso, um estúdio privado de gravação dará voz às mais belas canções.
Também, essa experiência única de viagem, guiada pelos ventos, contará com tratamentos de spa, sessões de meditação e explorações com paradas para descobrir tesouros locais, permitindo aos viajantes se desconectarem completamente da realidade e parar no tempo.
Renomados profissionais no projeto
Além disso, a mais recente façanha da Chantiers de l’Atlantique é um verdadeiro veleiro do futuro, que combina os melhores talentos franceses.
Assim, Maxime d’Angeac, renomado arquiteto, projetará o layout e a decoração do interior. Já a empresa de design Stirling Design International, com sede em Nantes, cuidará da arquitetura externa.
Também, a Hetland Maritime ajudou a Accor na criação do Silenseas e nas discussões em andamento com Chantiers de l’Atlantique.
Por fim, todo o projeto será financiado em até 70-80% por bancos comerciais, com o restante fornecido por um grupo de sócios no qual a Accor terá uma participação minoritária.
Para saber mais, acesse o site oficial.