Partiu Rolê Cwb foi conferir de perto aquele que, sem sombra de dúvidas, é um dos eventos mais aguardados do ano para os gamers de plantão.
Considerada o Rock in Rio do mundo dos games, a Brasil Game Show aconteceu em formato digital nos últimos dois anos, por conta do cenário pandêmico.
Em 2022 ela retornou prometendo ser ainda melhor. Com sete dias de duração, e a presença de grandes marcas, colocou as expectativas lá em cima.
Lógico que, como uma amante dos games, eu não poderia deixar de ver de perto esse retorno triunfal.
Então eu, Camile Kogus, junto com meu eterno player 2 Raphael Mendes, fiz as malas e embarquei nessa jornada!
Marcas estreantes fizeram a BGS inesquecível
Existem marcas que já são tradição na feira de games, como a Playstation e a Nintendo. Mas nesse ano, quem realmente deu show foram as estreantes.
Não só no quesito estandes, mas atrações, e, principalmente, experiência de marca.
Começando pela Marvel, que até então nunca tinha participado da BGS, mas que logo de cara já arrasou! Durante a pandemia, os filmes e séries desse universo fizeram a alegria dos nerds.
O estande da marca refletiu tudo isso. Começando pela ambientação, que levou os visitantes para dentro dos quadrinhos.
Os cenários instagramaveis foram sucesso absoluto. Desde o icônico luminoso que faz a gente se emocionar só de ver, até o beco com um Homem Aranha surreal.
O espaço contou ainda com uma loja com produtos da marca, que se destacou pela organização.
Enquanto em outros estandes o pessoal tinha que se “acotovelar” para comprar algo, o pessoal da Marvel criou um sistema de fila e liberação em grupos que permitiu que todo mundo comprasse o que queria, mas sem bagunça.
A segunda estreante desse ano foi a Samsung, que a equipe do Partiu Rolê Cwb concordou por unanimidade que foi de longe o destaque do evento.
É até engraçado, pois em uma feira de games, quem se destacou foi uma empresa de tecnologia.
Isso porque, gigantes como a Playstation (que vou comentar mais à frente) acabaram não trazendo nada realmente de novo, apenas mais do mesmo.
Mas vamos falar da Samsung.
A ambientação do estande foi de encher os olhos de qualquer um. Os LEDs podiam ser vistos de longe e o espaço foi todo pensado em oferecer uma experiência imersiva para os visitantes.
Além de ver de perto alguns dos principais lançamentos da marca, a gente conseguiu testar tudo. E foi justamente isso que ganhou a gente.
Começando pelo Galaxy Z Fold4 5G, o famoso smartphone dobrável da Samsung. Ver de perto essa inovação foi uma experiência única, principalmente levando em conta que, até então, só tinha visto o modelo em comerciais e reviews.
Na Brasil Game Show 2022, consegui sentir a tecnologia em mãos, e ver (sem realmente acreditar), a tela se dobrando na minha frente, sem formar um único vinco. Isso sem contar no desempenho do aparelho.
Mas como uma boa gamer, o que realmente me ganhou na feira, foi o Odyssey Ark, um monitor smart de jogos, com uma curva de 1000R e medindo 55 polegadas. O sonho de qualquer jogador.
O mercado gamer é superexigente, e, com a velocidade que consumimos conteúdos hoje em dia, havia esse gargalo no que diz respeito a monitores multitelas.
A Samsung aproveitou justamente a maior feira de games da América Latina para lançar esse produto pensado justamente para esse público.
Além de conseguir consumir diferentes conteúdos em múltiplas telas (como, por exemplo, jogar em uma tela e ver um vídeo no YouTube em outra, mas simultaneamente no mesmo monitor), o consumidor ainda pode escolher a posição dele, entre horizontal e vertical.
Outro grande diferencial deste lançamento é o Samsung Gaming Hub, um espaço onde o jogador pode apreciar alguns dos melhores jogos, mas sem precisar de um console!
Para fechar com chave de ouro, a marca ainda trouxe, de forma exclusiva, dois jogos incríveis, o que já foi mais do que muito estande de empresa de jogos.
Se você quiser conferir mais detalhes sobre esse e outros estandes, dá uma olhadinha no vídeo abaixo que o Partiu Rolê Cwb preparou.
Gigantes dos games e mais do mesmo
Se por um lado as marcas estreantes deram um show, por outro, as gigantes dos games que já são de casa, não trouxeram muitas inovações.
A Playstation, que nesse ano teve o maior estande do evento, trouxe apenas os jogos que já tínhamos visto antes na web.
Enquanto em anos anteriores houve lançamentos superesperados, que eram disponibilizados aos visitantes em um superesquema de segurança para manter o suspense, nesse ano parece que todo mundo chegou já conhecendo os jogos de ‘cabo a rabo’.
Claro que sempre dá uma empolgação de jogar um pouquinho de The Last Of Us 2 ou Resident Evil Village, mas a gente já viu tanto gameplay que não há nada de tão surpreendente.
Por incrível que pareça, os grandes destaques do estande foram o teaser da série de The Last of US, e os concursos no mínimo curiosos.
O torneio de lambada, com direito a um vale de R$ 1.000 de costela do Outback foi a alma do estande.
No estande da Nintendo foi a mesma coisa. Os totens traziam jogos já conhecidos, só atraíram mesmo a galera mais interessada em jogar alguma coisa do que realmente apresentar algo novo.
O destaque ficou com o palco rodando Just Dance, que sempre atrai muita gente por conta das performances. Mas uma das coisas positivas que me chamou a atenção foi a questão da acessibilidade.
A Nintendo foi uma das poucas marcas que pensou em dedicar espaços exclusivos para pessoas com deficiências motoras.
Outras marcas também tiveram estandes bem interessantes, como o SBT que contou com uma programação bem bacana de talks-shows (incluindo a galera da novela Carrossel) e a Monster que contou com uma ativação de distribuição de energéticos.
Fato curioso e que deixou eu e o Raphael extremamente surpresos. A Microsoft não estava presente no evento como nos outros anos.
Em edições anteriores, o estande da gigante ficava bem ao lado do espaço da Playstation, despertando ainda mais a rivalidade dos fãs. Mas esse ano não. O que é bem estranho, levando em conta que a marca está “comprando tudo por aí”.
O estande da Twitch trouxe ativações bem legais, como uma máquina de pegar prêmios em parceria com a Amazon. Mas boa parte das interações com influenciadores foi de portas fechadas, o que acabou limitando a experiência para muitos visitantes..
A Lenovo estava com uma cenografia sensacional, com direito a um superdragão escorregador, que também era uma ativação.
O TikTok, por sua vez, focou justamente na produção de conteúdo para a plataforma. Assim, os visitantes puderam encontrar um espaço bem bacana para gravar vídeos e também ver as lives com influenciadores e celebridades da internet.
Área Indie mostrou que não é preciso ser gigante para cativar
Outra menção honrosa que vale a pena fazer é a Área de Jogos Indie. Esse ano ela teve um tamanho considerável e trouxe muita coisa boa.
Uma das minhas teorias é que, justamente por conta da pandemia, muitos estúdios se dedicaram ainda mais em trazer novas propostas de games para acalentar quem teve que ficar em casa.
A gente viu vários jogos incríveis (vocês podem conferir no nosso vídeo no YouTube) e ativações como distribuições de brindes e muito mais.
Banco do Brasil valorizando os games
Outra marca que me surpreendeu foi o Banco do Brasil. Como patrocinador master da BGS 2022, era de se esperar um estande com várias ativações, mas ele superou as expectativas da equipe do Partiu Rolê Cwb.
Isso porque, se tratando de uma empresa tão tradicional, a gente acaba ficando com um pé atrás, pensando que as ações vão ser uma “tentativa de ser descolado”. Quando a empresa tentar atingir o público jovem, mas errando por uma milha de distância.
Mas o Banco do Brasil surpreendeu e mostrou que realmente valoriza os games. Além das ativações superdiviertidas, como a piscina de bolinhas onde você podia “surfar” e a cabine com prêmios, a marca também levou diversos espaços instagramáveis, e ainda divulgou seus projetos de incentivo ao e-Sport e também de fomento a influenciadores.
Cosplayers, um show à parte
Claro que não poderia deixar de falar dos cosplayers. Depois desses dois anos bem conturbados, onde os eventos presenciais foram totalmente zerados, a galera caprichou para a Brasil Game Show 2022.
De personagens de games até ícones de filmes, o pessoal colocou a mão na massa e transformou os corredores da feira em uma verdadeira passarela de talento!
Inclusive, vale destacar que muitas marcas incentivaram ainda mais esse pessoal a mostrar todas as suas habilidades.
O Genshin Impact, incentivou e muito os fãs do game a darem vida para os personagens. Não foi à toa que a quantidade de cosplayers do jogo era surreal.
A gente também preparou um vídeo especial mostrando alguns dos cosplayers que mais gostamos no sábado e domingo. E você pode conferir abaixo.
De modo geral, a Brasil Game Show cumpriu o que prometeu. As marcas estreantes tiveram um grande papel para elevar o nível do evento, e já fizeram isso tendo um grande peso nas costas.
Afinal de contas, a feira retornou presencialmente depois de dois anos em moldes digitais.
Apesar das gigantes de casa não terem trazido nada de tão inovador esse ano, justamente por conta da situação pandêmica, elas sempre trazem aqueles “30 minutos de diversão” que todo mundo quer e a equipe do Partiu Rolê Cwb curtiu muito esse evento.
Esperamos que nos próximos eventos sejam feitas mais ativações, principalmente levando em conta que a quantidade de jogos lançados é menor.
Partiu Rolê Cwb participou da Brasil Game Show a convite da organizadora do evento.
Por Camile Kogus/Repórter do Partiu Rolê CWB.
Fotos Raphael Mendes/Fotógrafo do Partiu Rolê CWB.