Para dar visibilidade aos bissexuais, na sexta-feira (23/9), o Bi entrou no lugar do Ben, e a empresa adotou Bi&Jerry’s na sua comunicação visual.
A Ben&Jerry’s tem uma longa história junto à comunidade LGBTQIAP+ e quis ir além do foco meramente comercial do Dia do Sorvete para promover mais uma iniciativa de ativismo da marca, destacando também o Dia da Visibilidade Bissexual.
A bandeira bissexual (rosa, roxo e azul) também aparece impressa nos cartazes das lojas físicas.
Nas redes sociais, os perfis da Ben&Jerry’s ganham o avatar com o nome Bi&Jerry’s, acompanhado de dois emojis de coração, rosa e azul, representando a bissexualidade.
A campanha Bi&Jerry’s foi idealizada pela agência Ogilvy e busca a conscientização do consumidor, usando principalmente o Twitter como a principal plataforma para a estratégia em apoio à causa dos bissexuais.
As pessoas que têm preferência por dois sabores diferentes puderam levar duas bolas de sorvete pelo preço de uma.
Em outras palavras, no dia 23 de novembro, o consumidor levouo dobro de sorvete pagando apenas por uma casquinha.
Para a responsável pela comunicação da Ben&Jerry’s, Luzi Santana, a sociedade busca cada vez mais um propósito além do simples ato de consumir.
“Não é de hoje que as empresas vêm adotando um novo posicionamento atrás das emoções que envolvem o produto. A comunicação assertiva é aquela que emociona e contribui para a construção de um imaginário coletivo inclusivo.”, acrescenta.
“Enquanto profissionais de comunicação, precisamos cada vez mais colocar a nossa criatividade a serviço das necessidades urgentes da sociedade e da nossa cultura.”, afirma Gabriel Nogueira, Content Strategist Lead da Ogilvy no Brasil.
Para ele, esse é o mínimo que poderia ser feito. “Ainda somos o país que mais mata pessoas LGBTQIAP+ e isso se dá, também, pela falta de visibilidade de muitas letras do movimento, que não tem o devido protagonismo e quando não são apagadas, são questionadas.”
O movimento nas redes pretende gerar conversas em torno da pauta bissexual. A partir da pergunta “Qual pedaço da comunidade bi você gostaria de mostrar para o mundo?”, vem a provocação que vai levantar o debate sobre a falta de visibilidade bissexual.
Aproveitar o Twitter para ativar a discussão leva em consideração o perfil desta rede social, geralmente usada como espaço de desabafo sobre tudo.
Por lá, um dos objetivos da campanha também é subir a hashtag: #OrgulhoBi&Jerrys.
A marca produz sorvetes com pedaços indulgentes no seu recheio, e esse diferencial também encontrou na pauta dos bissexuais uma reflexão para a data comemorativa.
No desejo de chamar atenção para as partes que, embora importantes, ninguém vê, a campanha Bi&Jerry’s fará uma alusão aos pedaços invisíveis da sociedade.
“Dentro da própria comunidade LGBTQIAP+, as pessoas bissexuais são ainda questionadas sobre sua orientação.”, explica Ananda Puchta, responsável por Missão Social na Ben&Jerry’s.
As sorveterias Ben&Jerry’s se consolidam como mais um lugar amigável ao público LGBTQIAP+, onde a comunidade consegue se identificar por meio de símbolos e mensagens anti-homofobia.
Para os jovens da Geração Z, que reconhecidamente buscam esse tipo de valor agregado na marca, essa causa faz mais sentido ainda, agora que chegaram à idade adulta.
“Eles trazem uma mudança da visão sobre o mundo, para novos estilos de vida, conceitos de família e ressignificação das diferenças.”, reforça Luzi Santana.
A Ben&Jerry’s surgiu vinculada aos seus princípios e por isso sabe que a integridade do negócio é fundamentada neles: “Nos tornamos aliados contra a bifobia, e todo tipo de preconceito, pois está no nosso DNA a luta pela justiça social e equidade de direitos.”, exalta Ananda Puchta.
Os fundadores da empresa têm origem judaica, o que remete à luta desse povo pela igualdade e sobrevivência.
Sobreviver no mundo dos negócios para eles, sempre significou prosperar de forma consciente e servindo de exemplo sobre como alcançar o sucesso sustentável.
A receita dá certo, já que a fabricante de sorvetes gerou receita de mais de 1 bilhão de euros, o equivalente a pouco mais de 5 bilhões de reais, em 2021.