Burger King convida a sair do mundo virtual

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Burger King entrou no metaverso em uma ação publicitária inusitada, convidando os consumidores a saírem do universo digital e buscarem o sabor “de verdade”.

Por meio da instalação de outdoors no Decentraland, o maior metaverso do mundo, a marca interage com os consumidores com uma provocação inédita: O metaverso pode ser legal, mas é incompleto, uma vez que lá não é possível sentir gosto, cheiro e muito menos experiências imersivas.

Para esta ação, a marca une um tom provocativo e faz um convite à reflexão sobre o comportamento em uma das plataformas mais comentadas dos últimos tempos.

“Somos uma marca que está presente na jornada de nossos consumidores e mais uma vez provocamos uma reflexão sobre um comportamento que é cada vez mais recorrente: explorar experiências por meio de uma ótica digital.”, declara Juliana Cury, vice-presidente de marketing e vendas da Zamp, master franqueada do Burger King e Popeyes no Brasil.

“Isso pode ser algo muito bom, mas não é completo. Por isso levamos ao metaverso a provocação de que sabor de verdade se encontra fora dele.”, finaliza Juliana.

Metaverso

Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais.

É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “internet”.

A privacidade das informações no metaverso é uma área de preocupação porque as empresas envolvidas provavelmente coletarão informações pessoais dos usuários por meio de dispositivos vestíveis e interações com os usuários.

O Facebook está planejando persistir em publicidade direcionada dentro do metaverso, levantando mais preocupações relacionadas à disseminação de desinformação e perda de privacidade pessoal.

O vício do usuário e o uso problemático das mídias sociais são outra preocupação para o desenvolvimento do metaverso.

O transtorno do vício em internet , mídia social e vício em videogame podem ter repercussões mentais e físicas por um período prolongado de tempo, como depressão, ansiedade e obesidade.

Os especialistas também estão preocupados que o metaverso possa ser usado como uma ‘fuga’ da realidade de uma forma semelhante às tecnologias existentes da Internet.

O metaverso pode ampliar os impactos sociais das câmaras de eco on-line e dos espaços alienantes digitalmente.

Uma vez que os desenvolvimentos do metaverso podem ser feitos para adaptar os mundos virtuais algoritmicamente com base nas crenças de cada pessoa, o metaverso pode distorcer ainda mais as percepções dos usuários sobre a realidade com conteúdo tendencioso para manter ou aumentar o envolvimento.

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Jornalista chefe, fotógrafo e sócio-proprietário do Partiu Role CWB. Apaixonado por contar histórias de rolês e eternizar memórias através das lentes e textos.

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