O Paraná tem o famoso barreado do Litoral. Mas tem mais: O pão no bafo de Palmeira, o carneiro no buraco de Campo Mourão, a quirera da Lapa, a carne de onça de Curitiba, o porco no tacho do Sul do Estado, além de uma diversidade de ingredientes locais e chefs de talento.
Para quem gosta de comer, um prato pode valer um destino. É esse tipo de turismo que o Paraná também quer fomentar.
O chef e empresário Beto Madalosso, um dos entusiastas da ideia, defende que o Paraná tem inúmeros locais que valem o passeio só pela comida. Eles só precisam ser descobertos.
“Hoje, esse é um turismo quase silencioso. Há pratos e restaurantes que estão na rotina de muitas pessoas e que têm uma riqueza cultural enorme, mas não são divulgados.”, afirma.
Curitibano da gema, Madalosso se envolveu em uma busca quase pessoal por ingredientes locais e roteiros gastronômicos no Paraná.
“A gente tem que definir o que é do Paraná, fazer estudos, reunir gente. Senão, vai virar tudo hambúrguer e pizza.”, afirma. “Porque a tendência é isso: É aquilo a que as pessoas estão acostumadas. É uma comida mais rápida, mais fácil de vender.”
Foi o que aconteceu em Palmeira, a 70 km de Curitiba, onde o pão no bafo – uma receita de família típica da região, de origem alemã – virou patrimônio imaterial do município e foi incorporado ao cardápio dos restaurantes da cidade.
Hoje, motiva visitas e virou até congelado para viagem, como comenta a chef Rosane Radecki, do restaurante Girassol e que esteve à frente do resgate do prato.
“É um turismo que ajuda a desenvolver a economia. Quem vem acaba vendo o que mais tem na cidade, quais são os produtos típicos da região. A agricultura se desenvolve, o produtor de geleia, de salame, de pães, suinocultores… Toda uma cadeia se desenvolve em torno da gastronomia.”, afirma Radecki.
É o caso da erva-mate de São Mateus do Sul, por exemplo; ou da goiaba de Carlópolis, no Norte Pioneiro; do melado de Capanema, no Sudoeste do Estado; e da farinha de mandioca do litoral paranaense, entre outros produtos.
12 pratos paranaenses que valem uma viagem pelo Paraná
Barreado
Carne de Onça
Carneiro no Buraco
Costela ao Fogo de Chão
Entrevero de Pinhão
Pachola
Pão no Bafo
Pierogi
Pintado na Telha
Porco no Rolete
Porco no Tacho
Quirera da Lapa
Fonte: Gazeta do Povo.
Fotos: Reprodução.