O Schnaps Bar, localizado no Vista Alegre, pela terceira vez vai representar a Capital paranaense na etapa nacional do Comida di Buteco.
Curitiba tem um novo (e já conhecido) campeão. O Schnaps Bar foi eleito na noite de terça-feira (24), o melhor buteco da Capital paranaense na sétima edição do concurso Comida di Buteco.
Comandado pelas irmãs Silmara e Denise, o bar conquistou o lugar mais algo do podium. Elas também já ganharam o 1º lugar nos anos de 2018 e 2019, e mais uma vez vão disputar o título de melhor buteco do Brasil na eleição nacional.
O tira-gosto do Schnaps era o Porcalho – Iscas de porco ao molho de queijos, salpicado com queijo coalho e acompanhado de pão de alho, tomate confit e geleia de pimenta.
Bolinho de arroz com parmesão e surpresinha de banana da terra com doce de leite, açúcar e canela.
“É muito emocionante ter de volta a faixa de campeão para a nossa casa. Nos esforçamos muito e o significado de vencer neste ano, de retomada, de sobrevivência dos butecos, é realmente muito especial. Estamos muito felizes. Obrigada a todos.”, disse Silmara Grandal.
A premiação ainda coroou o campeão de 2021, Armazém do Espetinho, que dessa vez ficou em 3º lugar, e o estreante Trieste que ficou em 2º lugar.
O petisco do vice-campeão foi a – Rabadina (Rabada Triestina): Polenta frita em formato quadrado servida com rabada e queijo mussarela. Acompanha docinho de abóbora de boteco.
O petisco do Armazém do Espetinho era o “De Comer Rezando”: Espetinho xixo (carne, cebola, pimentão, bacon) regado ao molho madeira. Acompanha purê de mandioca. Segundo Eliane Martins, que comenda o buteco ao lado do seu marido Gil, foram servidas ao longo do concurso mais de 600 porções.
Como foi o Comida di Buteco 2022
A sétima edição do Comida di Buteco aconteceu em Curitiba de 08 de abril a 1º de maio e envolveu 31 bares participantes.
Durante esse período clientes puderam ir até os participantes, provar os tira-gostos concorrentes e votar em quatro categorias para eleger o melhor da cidade: atendimento, higiene, temperatura da bebida e o petisco.
Além da população, um grupo de jurados também avaliou os concorrentes. Cada um tinha 50% dos votos que gerou a nota final dos 31 bares.
“Curitiba é uma das cidades mais engajadas com o Comida di Buteco. Mais uma vez tivemos a participação da população em peso e foi muito importante para a retomada dos bares neste período tão complicado de retomada da economia.”, comentou Filipe Pereira organizador do concurso.
Para 2023, Pereira adianta que o concurso trará um tema para a criação do tira-gosto e mais bares participantes.
Em Curitiba os bares que participaram do concurso 2022 foram: Anita Restaurante e Petiscaria, Armazém do Alemão, Armazém do Espetinho, Baba Salim, Bar do Edmundo, Bar do Tatu, Bar do Giraldi, Bar Quintal Maria Flor, BarNella, Bek’s Bar, Boteco de Sampa, Cabana Bar & Petiscaria, Casa Velha, Clássico Music Pub, Dom Rodrigo, Gordo & Magro, Ite’s Bar, Jacobina, Jambu Bar Jardim, Nosso Boteco, O Portão, Obrzut, Paraguassu, Petiscaria Germânia, Pick Nick Bar, Puinas Bar, Schnaps Bar, Trieste Bar e Petiscaria, Vallentina, Velhas Caveiras e Zezito’s.
Etapa Nacional
Com o fim da etapa regional, o Comida di Buteco passa para uma segunda fase: eleger o melhor do Brasil.
Após a finalização das premiações em todas as cidades participantes, um comitê de jurados vai viajar pelo Brasil e conhecer todos os vencedores.
Cada bar vai receber três jurados: um da sua cidade e dois de outros lugares do Brasil. O resultado será divulgado dia 6 de julho.
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.
Cerveja oficial: Eisenbahn
Apresentador: Piraquê
Patrocínio: Seara, McCain
Banco Oficial: Santander/Getnet
Promoção: RPC TV
Apoiadores: Incrível, Heinz, Reserva 51, Zero Cal, Chandon, Engov After
Apoiadores institucionais: Abrasel, Germer, Paraná Turismo, Mise Food Lab, Clube Gazeta do Povo, Dickies, Santanense, Prefeitura de Curitiba/ Instituto Municipal de Turismo, Gran Mercure.
Mais informações sobre o Comida di Buteco aqui.
Fotos: Marta Souza.